Conceito desenvolvido por designer turco evita desperdício de água
Um item indispensável para quem curte uns chazinhos é, obviamente, a chaleira. Ela é uma ferramenta importante para ferver água com rapidez e praticidade. Porém, esse item costuma ter baixa eficiência – cerca de 25% da água colocada na chaleira se perde durante o processo de ebulição.
Diferentemente dos modelos convencionais, a chaleira desenvolvida pelo designer Hakan Gursu em parceria com o site Designnobis, é inovadora e sustentável porque não desperdiça uma gota de água. O líquido é preservado por meio de um sistema de circulação interno, que diminui o tempo do processo, poupando energia (no caso, o calor oriundo do fogão) e água.
Com a chaleira Twist, o processo de aquecimento da água é mais seguro, econômico e prático, de acordo com o idealizador. Sua capacidade é de 1,5 litro. A segurança fica por conta de uma micro-válvula no topo do produto, que dá vazão ao vapor em caso de excesso de pressão ou temperatura.
Twist funciona da seguinte maneira: sua alça gira para poder travar a chaleira, criando assim um funil interior que permite a circulação da água. Com o calor e a pressão interna aplicados dentro do objeto, a água atinge o ponto de ebulição e começa a vaporizar. Em seguida, o vapor sobe e passa pelo funil, onde é condensado e se transforma novamente em líquido. Gotas de água se acumulam na parede do funil e pingam de volta para o reservatório principal. E, dessa forma, a água não é desperdiçada.
A chaleira sustentável, infelizmente, ainda não saiu do papel. Trata-se de um modelo conceito, mas que pode inspirar soluções parecidas ao redor do mundo.
Veja também:
–Lava-roupas acoplada a vaso sanitário reutiliza água que seria desperdiçada
–Você sabe o que é pegada hídrica? Tem a ver com o consumo direto e indireto da água