Entenda para que serve um umidificador de ar, como funciona e possíveis riscos e benefícios de seu uso
O umidificador de ar é um eletrodoméstico utilizado para incorporar umidade no ar e prevenir o ressecamento e irritação da pele, olhos e vias respiratórias derivada do tempo seco. Ele funciona transformando a água em vapor e é comumente utilizado para aliviar sintomas como pele, lábios e garganta ressecados, congestão sinusal, irritação do nariz e das cordas vocais e outros problemas relacionados à qualidade do ar.
Existem cinco tipos de umidificador de ar:
- Umidificadores centrais: designados para umidificar a casa inteira e são construídos em sistemas de aquecimento doméstico e ar condicionado;
- Evaporadores: usam um ventilador para soprar ar gelado a partir de um filtro;
- Umidificadores por rotores: produzem uma névoa fria com um disco rotativo;
- Vaporizadores: usam eletricidade para criar um vapor que esfria antes de sair da máquina;
- Umidificadores ultrassônicos: produzem uma névoa fria com a ajuda de vibração ultra-sônica.
Qual a diferença de purificador de ar e umidificador?
Diferentemente do que se é pensado, o umidificador de ar não é responsável pela purificação do ar. O seu papel é simplesmente aumentar a umidade do ambiente e não tem a capacidade de remover bactérias, vírus e outros patógenos do ar e muito menos de filtrar possíveis irritantes.
Esse papel é exclusivamente dos purificadores que filtram poluentes e depois circulam o ar limpo com a ajuda de ventiladores. Portanto, a amenização de sintomas de alergia, que são derivados de possíveis irritantes como o pólen e a poeira, deve ser feita com ajuda deste aparelho, e não de umidificadores.
Quais os benefícios de ter um umidificador de ar?
Desde a sua invenção, especialistas já apontam os diversos benefícios do umidificador de ar, o aparelho que pode auxiliar a respiração e aliviar outros problemas relacionados ao ar seco. Conheça alguns de seus benefícios:
Prevenção da influenza
Embora não seja capaz de remover patógenos do ar, uma pesquisa de 2013 comprovou que os umidificadores de ar são capazes de diminuir os riscos de pegar gripe. De acordo com os especialistas envolvidos no estudo, níveis de umidade do ar que ultrapassam 40% são responsáveis pela desativação das partículas do vírus, tornando-o menos infectante.
Melhora o sono
O umidificador de ar também é capaz de melhorar a qualidade do sono. Isso se dá ao fato de que níveis maiores de umidade evitam que a passagem nasal e garganta sequem, melhorando a respiração. O aumento da umidade do ar também diminui o ronco, que pode ser causado pela falta de lubrificação das vias aéreas.
Previne a pele e o cabelo de secarem
Durante o inverno, quando o cabelo, a pele e os lábios secam mais facilmente, os umidificadores de ar podem ajudar. O ar seco é responsável pela sensibilidade da pele, danificando a sua barreira protetora natural e causando pequenos cortes que liberam umidade. Assim, o umidificador de ar puxa a umidade de volta e melhora a pele seca e com coceira e ajuda a reter a hidratação natural da pele.
Ajuda o congestionamento
Assim como danifica a barreira cutânea, o ar seco também pode ser prejudicial para as vias aéreas. Além de potencialmente secá-las, ele pode fazer com que o muco fique espesso, entupindo as passagens nasais.
O vapor da água derivado do umidificador de ar ajuda a dissolver o muco e aliviar o congestionamento e outros possíveis sintomas de problemas como a sinusite e a asma.
Riscos
Contudo, o excesso de umidade no ar também pode trazer riscos à saúde. Ambientes úmidos causam condensação de superfícies, que viram lugares propensos para o crescimento de bactérias prejudiciais, mofo e ácaros.
De acordo com a Mayo Clinic, o valor ideal da umidade de ambientes fechados, como a sua casa, é entre 30% a 50%. Esse valor pode ser analisado com a ajuda de higrômetros — aparelhos similares ao termômetro, mas que medem os níveis de umidade do ar.
A limpeza dos umidificadores de ar é essencial para evitar possíveis problemas de saúde. Um aparelho sujo, escuro e úmido favorece a aparição de germes que, quando não são eliminados com ajuda da limpeza, são liberados através do ar e inalados por seres humanos e animais.
O que usar no umidificador de ar?
Um estudo publicado em 2020 comprovou que o tipo de água pode impactar negativamente o funcionamento de umidificadores de ar. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de água da torneira, ou seja, água não-filtrada é responsável pela liberação de material particulado pelo ar — partículas minúsculas compostas por diversos materiais, como sulfatos, nitratos, poeira e compostos químicos orgânicos.
O material particulado oferece diversos prejuízos à saúde. O material derivado da poluição do ar já foi apontado como causa de ataques cardíacos, arritmia cardíaca e problemas relacionados ao sistema respiratório.
Em relação com a água destilada, a água da torneira foi responsável por um número maior dessas partículas no ambiente. Já em comparação com um ambiente sem a presença de um umidificador, a concentração das partículas pode ser até 13 vezes maior na presença do aparelho.
Pode deixar o umidificador ligado a noite toda?
Em relação à saúde, seguindo as recomendações de limpeza e monitoração da umidade do ar, é possível deixar o aparelho ligado durante a noite. Entretanto, o umidificador de ar pode ser um empecilho para o seu bolso.
Deixar o aparelho ligado 24 horas por dia vampiriza sua energia e acaba usando 160 kWh/mês, mais do que sua geladeira consome. Portanto, use-o com moderação.
Cuidados
Para evitar possíveis contaminações por patógenos e outros problemas derivados do uso indevido do umidificador de ar siga algumas recomendações:
- Use água destilada ou desmineralizada;
- Troque a água do umidificador com frequência;
- Limpe o aparelho a cada três dias com uma solução de peróxido de hidrogênio;
- Enxágue o aparelho após a limpeza com produtos químicos;
- Troque os filtros regularmente — o tempo para troca geralmente é indicado pelo próprio fabricante;
- Invista em um higrômetro.
Em geral, o uso de umidificadores de ar pode ser benéfico à saúde, mas deve ser feito com cuidado.