A Organização das Nações Unidas – ONU escolheu 2012 para ser o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (International Year of Sustainable Energy for All). O objetivo desta escolha é viabilizar e fomentar as discussões sobre o acesso, o uso consciente e geração de energia sustentável. Em 2010, o tema principal de conscientização da Unesco foi a biodiversidade e, em 2011, as florestas conseguiram o mesmo destaque.
Dados da ONU mostram que mais de 1, 4 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a energia, o que, segundo a própria Organização, se transforma em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.
A iniciativa das Nações Unidas pretende atrair a atenção mundial para a importância da energia para o desenvolvimento e para a redução da pobreza. Nesse sentido, ela desenvolveu objetivos que serão atingidos até 2030:
• Garantir acesso universal a serviços modernos de energia;
• Dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética;
• Duplicar a quota de energias renováveis no setor energético global.
A Energia renovável pelo mundo…
Segundo a Agência Internacional de Energia, as fontes de energia renovável são responsáveis por 12% da matriz energética mundial, hoje, e, no ritmo que a coisa anda, é possível que aumente apenas para 17% até 2030. Só a China produziu cerca de 16 mil megawatts de energia renovável em 2010. Na Alemanha, 9,3% da energia produzida é renovável, pouco em comparação à Dinamarca, em que a mesma matriz representa 24% do total.
Para mais informações sobre o tema, consulte o site (em inglês).
Fonte: www.essetalmeioambiente.com
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais