Evento vai acontecer no dia 04 de novembro e vai abordar a sustentabilidade urbana
Por Sandra Sedini em IEA USP – Os seminários UrbanSus-Sustentabilidade Urbana, têm como objetivo trazer a reflexão sobre o papel das cidades e estimular as boas práticas ao compartilhar soluções sustentáveis urbanas – tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras.
Este evento, que Integra o processo formativo do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos Regionais em Sustentabilidade (Programa CEURS/UFSC), irá refletir sobre a Sustentabilidade pós-pandemia, em dois painéis conforme segue:
O Painel 1 – O Pós Pandemia: Reflexos na Agenda Global e Nacional de Sustentabilidade
Examinará as novas perspectivas impostas no pós pandemia para a Agenda Global de Sustentabilidade analisando os seguintes eixos temático:
- Os riscos decorrentes da emergência climática, reflexos no Brasil e o papel dos ODS na agenda até 2030.
- Perspectivas futuras para desenvolvimento de uma economia de baixo carbono e a economia verde relacionada à adaptação climática e a desigualdade social exposta durante a crise pandêmica.
- O papel dos fóruns globais e dos estados nacionais na implementação da Agenda Global.
- Prognósticos e prospecções para uma agenda global de sustentabilidade face à convivência com o risco de as ondas sucessivas da Covid-19 e outras pandemias globais.
O Painel 2 – O Pós-Pandemia no Desenvolvimento Urbano Sustentável nas Cidades Brasileiras
Será focado mais diretamente sobre as perspectivas e desafios futuros para a sustentabilidade urbana e uma agenda para as cidades brasileiras em 3 eixos temáticos:
- Perspectivas para o desenvolvimento urbano pós-pandemia, para a transição ecológica com maior resiliência e redução da vulnerabilidade aos riscos climáticos.
- Os novos desafios urbanos a partir da economia do “zoom” e da revolução 5G, a cidade compacta os riscos de esvaziamento das grandes cidades, e suas consequências em edificações comerciais e serviços e outros usos, e na economia urbana em geral.
- O papel da mobilidade urbana sustentável no futuro das cidades e os desafios para a sustentabilidade em relação ao crescimento dos sistemas de transportes de massa e redução de emissões de GEE, aumento da eletrificação veicular e uso de energias renováveis.
Serviço
- Transmissão: acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo
- Inscrições: evento público e gratuito sem inscrição prévia
- Evento on-line
- Não haverá certificação
- Organização: Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG-IEA)
- Parceria: Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais para Sustentabilidade (Programa CEURS-UFSC)
- Apoio:
Programação
9h | Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA-USP) e Roseli de Deus Lopes (EP e IEA-USP) |
9h30 | Painel 1 – Pós Pandemia: Reflexos na Agenda Global e Nacional de SustentabilidadeExposição: Pedro Roberto Jacobi (ICLEI e IEA-USP), Martha Barata (Urban Climate Change Research Network-UCCRN) e Ricardo Abramovay (FEA-USP). Moderação: Maria da Penha Costa Vasconcellos (IEA e FSP-USP). Relatoria: Sonia Coutinho (IEA-USP) e Hugo Barros (IEA-USP) |
11h | Painel 2 – Pós Pandemia no Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cidades BrasileirasExposição: Ricardo Young (IDS-Instituto Democracia e Sustentabilidade/IEA-USP)Sérgio Avelleda (Núcleo de Mobilidade Urbana do Arq.Futuro-Insper)Luciana Travassos (UFABC)Moderação:Ivan Maglio (IEA-USP)Relatoria: Deize Sanchez Ximenes (IEA-USP) e Rosane Segantin Keppke (IEA-USP) |
12h30 | Encerramento: Roberto Pacheco (UFSC/CEURS) e Marcos Buckeridge (IB e IEA-USP) |