A urina com cheiro forte pode ser sinal de desidratação, diabetes e até mesmo falência dos órgãos
A urina com cheiro forte pode ser um problema com diversas causas, desde condições renais até o uso de medicamentos. Se o cheiro da urina não melhorar em alguns dias, é necessário fazer uma consulta com um médico especialista para que possa ser identificado o que tem causado o odor estranho.
Quando a urina tá com cheiro forte pode ser o quê?
A urina é composta majoritariamente de água, que não causa mau odor. Entretanto, ela também contém uma quantidade de resíduos e toxinas liberadas pelos rins, que em altos níveis pode gerar mau cheiro. Algumas das causas da urina com cheiro forte são:
Urina concentrada
A urina concentrada contém mais amônia do que água, o que pode causar um odor mais forte. Isso costuma acontecer quando a pessoa está desidratada. Por exemplo: ao acordar de manhã a urina pode estar mais fedida e é de cor amarela forte, pois a pessoa não tomou água o suficiente durante a noite.
Por isso é importante beber mais ou menos dois litros de água por dia, a quantidade adequada para que o organismo mantenha-se hidratado. Os principais sintomas de desidratação são: boca seca, letargia, fraqueza muscular, dor de cabeça e tontura.
Se os sintomas não passarem depois do consumo de água, é recomendado buscar assistência médica..
Alimentos e medicamentos
Quando consumimos um alimento, os restos que não são absorvidos pelo corpo são liberados pela urina ou pelas fezes. Alguns alimentos, quando ingeridos, podem causar uma urina com cheiro forte, como o aspargo — estudos mostram que isso difere de pessoa para pessoa, já que nem todos os seres humanos sentem o cheiro do vegetal facilmente.
No caso dos medicamentos, a absorção de certas substâncias alteram o cheiro da urina, bem como a sua cor. Os remédios que comumente causam cheiro forte na urina são:
- Suplementos de vitamina B tiamina e colina;
- Medicamentos para diabetes;
- Quimioterapia;
- Antibióticos, principalmente os sulfonamidas;
Infecção do trato urinário
A infecção urinária ocorre quando bactérias nocivas se proliferam na uretra, bexiga ou rins. A maioria das pessoas tem sintomas que vão além da urina com cheiro forte, como:
- Dor ao urinar;
- Necessidade de urinar frequentemente;
- Dificuldade de esvaziar a bexiga;
- Urina escura;
- Sangue na urina;
- Febre;
- Dores nas costas caso a infecção passe para os rins;
Mesmo que você só apresente a urina com cheiro forte a longo prazo, sem nenhum outro sintomas, procure ajuda médica. A bactéria Aerococcus urinae é conhecida por causar infecções sem muitos sintomas além do mau odor.
Vaginose bacteriana
A infecção vaginal pode causar urina com cheiro forte que piora após relações sexuais. Os sintomas mais comuns desta condição são dores na área vaginal, coceira, queimação ao urinar e corrimento branco ou cinza.
Diabetes
Assim como os medicamentos para diabetes podem alterar o cheiro da urina, a doença também pode. Algumas pessoas notam um odor mais doce, que ocorre devido a quantidade de açúcar na urina. Uma das formas de eliminar esse mau cheiro é fazendo o tratamento da condição.
Falência de órgãos
A urina com cheiro forte pode ser sinal de falência dos órgãos. Segundo um estudo de 2012, pessoas com falência renal apresentam mau odor corporal e na urina. Outra pesquisa, também de 2012, apontou que doenças no fígado podem alterar o cheiro da urina.
Como evitar ter urina com cheiro forte?
Para casos simples, como a desidratação, ou consumo de alimentos e medicamentos, o recomendado é beber bastante água e evitar a ingestão do que tem causado o mau odor. Converse com seu médico para saber se existe a possibilidade de trocar o medicamento usado no tratamento.
Se a urina com cheiro forte for em decorrência de alguma condição, a melhor forma de tratá-la é o cuidado do quadro. O recomendado é que você faça um check-up médico para garantir que sua saúde esteja em dia. Caso não esteja, procure tratamento o mais rápido possível.