Por incrível que pareça, de acordo com censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 6,9 milhões de famílias sem casa e 6 milhões de imóveis vazios. Com o aumento da desigualdade e as consequências da pandemia de covid-19, é provável que, esse ano, os dados sejam ainda piores. É certo que a falta de moradia é um problema grave no país e que requer a atenção e esforços de toda a sociedade e das autoridades competentes para ser solucionado.
Entretanto, embora existam definições diferentes de pessoas sem-teto ou sem moradia – que podem incluir pessoas que vivem nas ruas, em abrigos temporários ou em situações de habitação inadequada, ou que enfrentam a ameaça de perda de moradia ou insegurança habitacional, mesmo que tenham um lugar para morar no momento –, esse é um problema mundial.
Pensando em reduzir os danos desse cenário, o arquiteto Shail Patel decidiu criar e aproveitar uma solução bastante inovadora e única para abordar a complexa questão social que é a escassez de habitação em um mundo cada vez mais hostil. Ele utilizou a ferramenta de design de Inteligência Artificial (IA) Midjourney para criar uma série de cápsulas modulares projetadas para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar um espaço para ficar durante a noite ou até mesmo se tornar um local permanente com o qual possam contar.
O plano de Shail é dar vida e utilizar espaços urbanos, particularmente as áreas sob pontes, que de outra forma são ignoradas e esquecidas. Ele pretende fazer uso do design modular para construir um espaço seguro, limpo e aconchegante para a população de rua.
Shail quer transformar esses espaços urbanos ignorados em locais minimamente decentes de repouso. O plano é construir casulos que funcionem como espaços de convivência autônomos que proporcionarão aos cidadãos um abrigo confortável durante todo o ano.
As cápsulas contarão com sistemas de aquecimento e resfriamento, ventilação e luz natural, e serão construídas com materiais ecológicos.
Esses abrigos foram desenhados com uma forma modular para garantir fácil construção e montagem. Isso permite que o projeto seja rapidamente expandido conforme e quando necessário, fornecendo casas para as pessoas em situação de vulnerabilidade de forma rápida e eficiente.
Funcionários como assistentes sociais e profissionais de saúde que podem fornecer aconselhamento, treinamento profissional e assistência médica para reabilitação serão designados para os locais das cápsulas. Patel espera que essas cápsulas sejam introduzidas em cidades e comunidades em todo o mundo, fornecendo uma solução engenhosa e inovadora para o atual ciclo de pobreza e arquitetura hostil.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais