USP e Prefeitura de SP firmam convênio para oferecer tratamento gratuito a cães e gatos

Compartilhar
Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Por Erika Yamamoto em Jornal da USP | A USP e a Secretaria Municipal de Saúde anunciaram na manhã do dia 30 de junho, a ampliação do Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade que agora passa também a ser público e atenderá, gratuitamente, cães e gatos de famílias de baixa renda, assistidas por programas sociais da cidade de São Paulo.

O atendimento será subsidiado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, que já mantém outros três hospitais veterinários públicos. Esta será a primeira unidade da zona oeste na capital paulista.

“Nossa cidade tem muita coisa boa para oferecer. Temos problemas que precisam ser resolvidos, mas é inegável que estamos avançando e há muitas iniciativas boas que podem servir de exemplo para outras cidades do mundo. É por meio de parcerias como essa, com a USP, com o governo do Estado, que criamos sinergia e potencializamos as ações que nos fazem avançar”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

De acordo com o prefeito, foram contratados nove médicos veterinários especializados, 27 médicos veterinários residentes, 20 estagiários e 17 funcionários de apoio para atender à nova demanda. Esses profissionais atuarão junto com o corpo docente e de servidores do Hovet.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou que “a USP é mais conhecida por seu papel na formação de pessoas e no desenvolvimento científico, mas também temos a missão de colaborar com a sociedade. Uma universidade pública só tem sentido se ela contribuir para a mudança na qualidade de vida da população. Essa parceria demonstra nosso interesse para que a população de São Paulo, humana e animal, seja melhor tratada”.

Atendimento gratuito

“Essa parceria com a Prefeitura representa a expansão imediata do Hovet, ampliando a nossa capacidade de atendimento, incrementando o aprendizado de nossos alunos e as oportunidades de pesquisa”, ressaltou o diretor do Hovet, André Luís do Valle Zoppa.

O diretor explica que, a partir de amanhã, dia 1º de julho, o Hospital terá duas portas de acesso: uma para o atendimento particular, que já existe, e outra para o atendimento público. Está prevista a realização de reformas e adequações que sejam necessárias, com a manutenção do espaço físico do Hovet.

O Hospital Veterinário Público terá capacidade para 3,5 mil atendimentos mensais e será o quarto hospital desse tipo na cidade, o único localizado na Zona Oeste. Conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, centro cirúrgico, banco de dados e setor de diagnóstico por imagem. O atendimento à população será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O número de atendimentos diários é limitado. Serão realizadas consultas, exames, internações, tratamento ambulatorial e cirurgias em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Para o atendimento, é necessário que o tutor do animal tenha mais que 18 anos e resida na capital paulista. A apresentação dos documentos em seu nome é obrigatória e haverá triagem social prévia.


Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais