Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Estação está passando por algumas reformas para poder adquirir o selo Leed

A estação USP Leste, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), está passando por algumas reformas desde 2010 para se tornar a primeira estação de trem sustentável do mundo. O plano é que, até o final de 2011, a unidade receba o certificado Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental).

Para conseguir o selo, reformas e adaptações serão necessárias. Uma das principais é a instalação de luminárias inteligentes que só funcionem quando o nível de luz natural dentro da estação esteja baixo. Atualmente, muitas lâmpadas ficam acesas sem necessidade. Também será preciso implementar redutores de velocidade nas escadas rolantes e reformar a cobertura da estação, que terá mais elementos transparentes e pintura na cor branco para facilitar o reflexo da luminosidade no interior da estação. Os banheiros serão mais econômicos com a instalação de válvulas que evitam o desperdício de água. Nas cabines de atendimento, luzes direcionais darão conforto visual para os usuários.

Mesmo com todas essas modificações não seria possível atingir os 40 pontos necessários para adquirir a certificação, caso os funcionários não se deslocassem de transporte público para o local de trabalho. Atualmente, isso já ocorre com 75% dos empregados.

Quando tudo estiver pronto e o certificado garantido, os usuários terão contato visual com dicas para terem atitudes mais sustentáveis em casa, além de saberem como funcionam as tecnologias da estação.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais