Entenda mais sobre o útero, suas funções, e como ele opera no organismo
O útero é um órgão muscular localizado na pelve feminina entre a bexiga e o reto onde ocorre a fertilização do ovário, resultando na formação do embrião e desenvolvimento de um feto. Ele faz parte do sistema reprodutor feminino e sua função principal é a de nutrir o feto em desenvolvimento até o momento do parto. Além disso, sua estrutura também ajuda a sustentar a bexiga, o intestino e outros órgãos e ossos pélvicos.
Anatomia
Ele é constituído por três camadas distintas:
- Perimétrio: camada de fora, feita por células epiteliais
- Miométrio: camada do meio, feita de tecido muscular liso
- Endométrio: forro interno que é desenvolvido todo mês
O órgão também apresenta quatro sessões:
- Fundo: área ampla no topo da maior parte do órgão que se conecta com as trompas de Falópio
- Corpo: a maior parte do útero, começa abaixo do local das trompas de Falópio e se estende para baixo
- Istmo: parte inferior e estreita do útero
- Colo: dois centímetros mais baixos do útero que se abre na vagina
Menstruação
Todo mês, o endométrio é formado na camada interna do útero para se preparar para a gravidez. Quando o óvulo não é fertilizado e não há gravidez, o revestimento criado é perdido e se desfaz. Esse processo é chamado de menstruação, que tem início na pré-adolescência ou adolescência e continua até a menopausa (cerca de 51 anos).
Na menstruação, o endométrio se desprende da parede do útero e desce até a abertura da vagina em formato de sangue e coágulos. Esse processo ocorre todo mês e pode durar de dois dias até uma semana e pode resultar em dores no útero (cólica), dor de cabeça, mudanças de humor e dor na lombar.
Gravidez
Todo mês, os ovários liberam pelo menos um óvulo para ser fecundado. Se esse óvulo é fecundado com sucesso, ele se encaminha para o útero e assim começa a gravidez. Durante a gravidez, o útero se expande para acomodar o feto e o líquido amniótico produzido pela mãe e pelo bebê.
No parto, o útero começa a se contrair para conseguir expelir a placenta. Depois do parto, o órgão continua contraindo para que ele volte ao tamanho anterior.
Condições e doenças
Existem diversas condições e doenças que podem ser desenvolvidas no útero, entre elas estão:
- Endometriose
- Câncer do colo do útero
- Câncer do corpo do útero
- Adenomiose uterina
- Prolapso uterino