A vacina é uma tecnologia médica desenvolvida para prevenir doenças. É um método de enfraquecimento de micro-organismos patógenos que consiste em “ensinar” o organismo a reconhecê-los e eliminá-los, caso venha a ser infectado no futuro.
Historicamente, a vacinação mostrou resultados positivos para a humanidade, tendo sido responsável por controlar doenças como o sarampo, poliomielite, tétano e coqueluche.
A vacina ensina o corpo a reconhecer novas doenças. Ela estimula o organismo a produzir anticorpos contra antígenos de patógenos. Também estimula as células imunológicas a lembrar os tipos de antígenos que causam a infecção.
Isso permite uma resposta mais rápida à doença no futuro. Quando o corpo responde à vacina, ele cria uma resposta imune adaptativa. Isso ajuda a equipar o organismo para combater uma infecção real.
Os resultados da vacinação só podem ser vistos se uma grande quantidade de pessoas forem vacinadas. Quando um número suficiente de pessoas é vacinado, isso ajuda a proteger a sociedade como um todo. Isso ocorre por meio da imunidade de rebanho.
A vacinação generalizada torna menos provável que uma pessoa suscetível entre em contato com alguém que tenha uma doença específica. Por isso tornar o sistema de vacinação privado faz com que essa tecnologia perda sua eficácia.
A vacina é rigorosamente testada e passa por muitas rodadas de estudo, exame e pesquisa antes de ser usada no público em geral.
A grande quantidade de pesquisas e evidências mostra que as vacinas são seguras e que os efeitos colaterais são raros, sendo leves na maioria das vezes.
O maior risco para a maioria dos indivíduos virá se você decidir não tomar a vacina e potencialmente ficar doente após a exposição a uma doença.
A doença pode ser muito pior do que os potenciais efeitos colaterais da vacina, podendo até ser mortal. Ainda assim, você pode ficar doente, mesmo se for vacinado. E algumas pessoas com sistema imunológico enfraquecido não podem ser vacinadas ou devem estar sob a supervisão de um profissional de saúde caso forem.
Alguns fatores de risco aumentam o risco de sofrer efeitos colaterais de uma vacina. Esses fatores de risco incluem:
As vacinas são altamente eficazes, mas nenhuma vacina é 100% eficaz. A taxa de eficácia das vacinas difere de um tipo para o outro.
Além das vacinas infantis mais comuns, seu médico pode recomendar estas vacinas para seu filho:
Conforme seu filho cresce, outras vacinas podem ser recomendadas. Esses incluem:
Os adultos mais velhos devem receber:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais