Vancouver planeja se tornar a cidade mais “verde” do mundo até 2020 e, para concretizar esse objetivo, o município deu mais um passo: a utilização de mistura de plástico e asfalto para pavimentar as calçadas.
As vantagens são muitas. Os gastos com energia para deixar o asfalto na temperatura ideal para aplicação são 30% menores e a economia de combustível utilizado no processo é de 20%.
Além disso, o plástico faz com que menos gases nocivos sejam liberados enquanto a mistura está sendo espalhada no solo. O engenheiro Peter Judd, envolvido no projeto, estima que, com esse processo, 300 toneladas de gases que contribuem com o efeito estufa deixem de ser liberados anualmente.
A calçada feita da mistura de plástico e asfalto tem a mesma aparência do pavimento comum, mas ainda é entre 1% e 3% mais cara. A ideia é que, com o passar do tempo e com o aumento dos estoques, os custos diminuam.
Tenha mais informações a respeito clicando aqui (em inglês).
Veja também:
–Ecopavimento: por que não?
–Asfalto poroso para evitar enchentes
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais