O sistema hidropônico é uma boa pedida em tempos em que os espaços de moradia estão cada vez mais reduzidos, principalmente para quem quer cultivar plantas durante todo o ano. Com essas preocupações em mente e também pensando em uma forma de evitar que seus filhos pequenos quebrassem vasos, um norte-americano do Estado da Califórnia, que se denomina apenas como Mike, criou um recipiente com sistema hidropônico feito a partir de plástico reciclado, que permite o cultivo de plantas em ambientes fechados sem a necessidade de regá-las constantemente.
A inovação recebe o nome de Grow Jar (Vaso de Crescimento, em tradução livre) e tem um sistema hidropônico passivo, em que os nutrientes chegam até a raiz da planta por meio da ação capilar, ou seja, eles são elaborados e fornecidos ao vegetal por meio de cultura e transmitidos através do contato com a raiz.
Na página de venda do Grow Jar, consta que ele elimina o excesso de água (problema geralmente atrelado a sistema hidropônico) e fornece água e nutrientes conforme a necessidade da planta. Por meio das paredes marrons do frasco é possível ver quando é hora de adicionar mais água. Aliás, o autor do projeto explica que o vaso é da cor marrom para desviar os raios UV, protegendo, assim, as raízes das plantas e reduzindo a probabilidade de algas crescerem dentro do vaso. Tudo isso sem evitar uma das necessidades básicas de um vegetal: a exposição à luz do sol.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais