Os vasos sanguíneos são canais responsáveis pela circulação do sangue por todo o organismo, formando um circuito que começa e termina no coração. Junto com os vasos do coração, os vasos sanguíneos compõem o sistema cardiovascular, também conhecido como sistema circulatório.
Esses canais estão localizados por todo o corpo e possuem uma estrutura similar à um tubo, mas que raramente se estendem em uma única direção.
Existem três tipos de vasos sanguíneos:
A artéria principal, chamada aorta, é conectada ao lado esquerdo do coração, percorrendo o peito, diafragma e abdômen, se estendendo em diversos locais para o transporte de sangue.
A veia cava é a principal e maior veia do corpo e possui dois lados. A veia cava superior é localizada na parte superior direita do peito e carrega o sangue da cabeça, pescoço, braços e peito de volta para o coração. Já a veia cava inferior fica no lado direito do diafragma e é responsável pelo transporte do sangue venoso (rico em gás carbônico) das pernas, pés, abdômen, pélvis e das costas de volta para o coração.
A superfície de cada vaso sanguíneo é revestida por uma fina camada de células, conhecida como endotélio. Já o endotélio é separado das camadas externas dos vasos pela lâmina basal, uma matriz extracelular produzida pelas células epiteliais circundantes. Ele é responsável pelo controle de passagem de nutrientes e outras substâncias do e para o sangue.
Além disso, os vasos sanguíneos possuem três camadas de tecido:
Em geral, os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte de sangue aos órgãos e tecidos do corpo, que é cheio do oxigênio necessário para o funcionamento dessas estruturas.
No entanto, cada tipo de vaso sanguíneo possui uma função específica:
Uma pesquisa da Leipzig University comprovou que uma má alimentação pode ter um efeito negativo nos vasos sanguíneos. Ao analisar pacientes com síndrome metabólica, os pesquisadores conseguiram observar que os vasos sanguíneos de diversas áreas do corpo dessas pessoas apresentam algum problema associado ao desenvolvimento de outras doenças.
Enquanto os vasos do fígado e do tecido adiposo mostraram insuficiência no processamento de lipídeos extras, os dos rins sofrem de disfunção metabólica, os dos pulmões são mais suscetíveis à inflamações e o transporte através dos vasos cerebrais é defeituoso.
“Como a disfunção vascular leva a todas as principais patologias, desde insuficiência cardíaca até aterosclerose e neurodegeneração, nossa pesquisa mostra como os maus hábitos alimentares promovem molecularmente o desenvolvimento de diversas doenças”, disse a Dra. Olga Bondareva, autora do estudo.
E embora os pesquisadores tenham concluído que manter uma alimentação saudável pode reduzir os sinais moleculares que reduzem os riscos de desenvolvimento dessas doenças, além de potencialmente melhorar a saúde molecular dos vasos sanguíneos, esses resultados são apenas parciais.
Essa observação foi feita quando os especialistas descobriram que os vasos sanguíneos dos rins mantiveram sinais da doença mesmo após os pacientes passarem pela perda de peso induzida pela dieta. Portanto, acredita-se que os vasos podem manter uma “memória” que é difícil de reverter.
Em vista aos possíveis efeitos de uma má qualidade de vida nos vasos sanguíneos, é possível se perguntar como o desenvolvimento de doenças que impactam esses canais é prevenido. Felizmente, algumas mudanças para a promoção do bem-estar podem assegurar a saúde dos vasos sanguíneos, possivelmente evitando maiores complicações. Confira:
Embora todos esses passos sejam essenciais para a saúde do sistema cardiovascular, a opinião médica é essencial para evitar maiores problemas. Consulte um médico e questione-o sobre outras mudanças que podem auxiliar na saúde dos vasos sanguíneos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais