Veganwashing é um termo que se refere à prática empresarial que busca aumentar a lucratividade utilizando o movimento vegano e suas demandas, principalmente as de consumo, sem compromisso com os reais valores do veganismo.
Ela acontece quando uma empresa, que contribui para maus tratos aos animais e danos ao meio ambiente, lança, por exemplo, uma “linha vegana”, para dar a falsa impressão de estar se preocupando com os animais, seres humanos e planeta.
Empresas e que praticam veganwashing manipulam os consumidores para obter lucro com base na falsa a fim de que se sintam bem com suas decisões aparentemente ecológicas.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra, por exemplo, que dois terços dos americanos consideram a sustentabilidade ao fazer uma compra e 47% estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável. Entre os consumidores da Geração Z, esse número salta para 68%. As empresas sabem que as pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos sustentáveis, mas em vez de vender produtos sustentáveis, elas vendem a ilusão.
Essas técnicas, às vezes, podem ser difíceis de detectar. Para ajudar você a consumir de forma mais consciente e não cair nelas, aqui estão cincosinais a serem observados:
Ao dar uma olhada no supermercado, você provavelmente notou embalagens rotuladas como “totalmente naturais”, “de origem vegana” ou “ecologicamente corretas”. Mesmo alimentos ultraprocessados e produtos de limpeza quimicamente agressivos geralmente ostentam essas expressões. Superficialmente, elas parecem descrições positivas, mas podem esconder substâncias nocivas.
Por exemplo, metais pesados, como arsênio, ocorrem naturalmente, mas isso não significa que, quando usados em produtos, sejam benéficos à saúde humana ou ao meio ambiente. Da mesma forma, palavras como “consciente” e “eco-friendly” podem ser usadas para fazer as roupas de uma marca parecerem mais éticas e sustentáveis do que realmente são.
Não se deixe enganar! Veja além e pesquise as práticas reais dessas empresas. Ou se preferir, procure os principais selos de certificação ambiental, como Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), FSC (Forest Stewardship Council), Rótulo Ecológico ABNT, Certificado Rainforest Alliance, Ecoetiqueta CNDA e Programa Carbon Free.
São o equivalente às expressões citadas acima. As embalagens usadas no veganwashing, muitas vezes, aderem a uma estética muito particular. Frequentemente, as empresas exibem imagens de florestas tropicais, montanhas ou animais em seus produtos, sugerindo subliminarmente que esses produtos são benéficos para a vida selvagem.
Fabricantes de alimentos podem exibir imagens de trigo ou de uma fazenda para evocar o encanto da produção sustentável e focar sua atenção nos elementos naturais da comida, em vez de produtos químicos irreconhecíveis.
Para evitar cair nessas táticas, pesquise as empresas e leia os rótulos dos alimentos.
A consciência ambiental está crescendo em popularidade. Para capitalizar essa tendência, grandes conglomerados de empresas criam marcas menores e as comercializam usando jargões e imagens vagas. Às vezes, as empresas-mãe não estão listadas na embalagem do produto, então você pode realmente precisar pesquisar sobre ele.
A falta de transparência é uma forma particularmente útil de detectar empresas que praticam o veganwashing. A maioria das marcas éticas e sustentáveis tem orgulho dos seus valores e missão e dedicará uma seção inteira de seu site para explicar suas práticas e padrões.
Empresas de fast fashion, por exemplo, evitam discutir a procedência de suas roupas, os salários que pagam a seus funcionários e seu impacto ambiental – ou contam com palavras vagas e aparentemente positivas.
Outra característica de que uma marca pode ser oriunda de veganwashing é se o site contém centenas ou mesmo milhares de opções, muitas vezes em estilos modernos. As marcas tipicamente sustentáveis se concentrarão mais no aperfeiçoamento de uma seleção de estilos clássicos.
Desconfie de produtos que afirmam ser sustentáveis, mas dependem da produção e consumo em massa de produtos prejudiciais ao meio ambiente, como garrafas de plástico. Muitas empresas que comercializam a água vinda das Ilhas Fiji são um excelente exemplo desse tipo de veganwashing.
A publicidade se esforça ao máximo para posicionar este produto como parte da natureza. Slogans, como “engarrafado na fonte”, “intocada pelo homem”, juntamente com imagens da flora tropical e águas azuis profundas, funcionam para pintar o produto como natural, até mesmo exótico. A realidade, claro, é que a água de Fiji é engarrafada em um tipo de plástico que pode levar 450 anos para se decompor no meio ambiente.
Infelizmente, à medida que as pessoas continuam comprando produtos vindos do veganwashing, as empresas vão acreditar que podem manter a fachada da sustentabilidade sem ter que mudar de postura.
Mas não se sobrecarregue com esses sinais enganosos de veganwashing. Permita que essas dicas recém-descobertas ajudem você a tomar decisões mais assertivas sobre o que comprar.
É apenas uma questão de prática.
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