Vegua: um aquário que fertiliza sua horta caseira

Compartilhar

A casa dos peixes agora tem um jardim: a horta urbana

Você já imaginou que peixes podem te ajudar em uma horta urbana? Provavelmente não, né? Mas podem e essa técnica funciona que é uma beleza. Isso porque, por incrível que pareça, a combinação entre cocô de peixe, bactérias e plantas é perfeita (como veremos adiante). Só que é meio difícil montar sua própria piscina orgânica ou equilibrar todos os elementos em um fluxo correto… Por isso, foi criado o Vegua, metade aquário (parte de baixo) e metade horta caseira (parte de cima).

Com um design bem interessante, o Vegua possui um sistema que capta as fezes dos peixes (ricas em amônia) e as transporta para o subtrato em que as raízes das plantas estão localizadas. É aí que as bactérias transformam a amônia em nitritos, que são ótimos fertilizantes naturais. As plantas, por sua vez, filtram a água que recebem do aquário. O único trabalho, portanto, é alimentar os peixinhos.

Isso tudo sem contar que os pequenos seres coloridos ficam felizes, já que o aquário possui um local para eles se esconderem quando não estiverem muito sociáveis e também proporciona água com maior concentração de oxigênio, proveniente das plantas.

Os holandeses idealizadores do projeto afirmam que há a possibilidade de cultivar diversas variedades de vegetais, como manjericão, salsa, alecrim, hortelã e cebolinha, morango, tomate e pimentas.

Entre no site oficial para conhecer mais a respeito e confira o vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento do Vegua:



Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais