Uma novidade inglesa pode deixar até o cafezinho com fama de ecologicamente correto. Projetado pelos designers Amos Field e Lasse Oiva, do Royal College Of Art, a Velopresso é uma máquina de café expresso móvel que mói os grãos por meio de pedaladas.
O Velopresso fica instalado acima das estruturas de um triciclo adaptado. As pedaladas geram energia cinética que se transforma em elétrica. Essa energia é conectada à máquina de café, responsável por moer os grãos. Uma ideia eficiente, econômica e sustentável.
Para esquentar a água, os designers utilizam, por enquanto, uma caldeira que funciona a gás. Mas a dupla já está pesquisando formas de transformar os resíduos do café em etanol, que servirá de combustível. Cerca de 15% da borra de café seca pode ser convertida em biocombustível.
A ideia deu tão certo que a Velopresso ganhou o prêmio Deustche Bank para empresas criativas. Para ver mais fotos e conferir mais informações sobre a máquina, acesse o site oficial.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais