Ventos alísios: o que são e como ocorrem?

Compartilhar

Ventos alísios podem ser entendidos como deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de baixa pressão atmosférica da zona equatorial do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nesse sentido, eles atuam na modificação climática cíclica de algumas regiões do planeta, provocando chuvas nos locais onde convergem.

Os ventos alísios ocorrem nos dois hemisférios do planeta. No hemisfério Norte, eles sopram de Nordeste para Sudoeste, sendo chamado de alísio do Norte (com sentido Oeste-Leste). Por outro lado, no hemisfério Sul, eles sopram de Sudeste para Noroeste (com sentido Leste-Oeste), sendo chamado de alísio do Sul.

O que explica o fenômeno dos ventos alísios?

A radiação solar distribuída de forma desigual sobre a superfície terrestre gera uma diferença de pressão atmosférica entre o Equador e os polos. O ar quente da linha do Equador sobe em direção aos polos e se esfria. Quando a camada de ar frio dos polos desce ao Equador e se aquece, formando um ciclo. Essa diferença térmica e de pressão ocasiona a movimentação das massas de ar, que caracteriza a circulação geral da atmosfera.

Vale ressaltar que a movimentação descrita não ocorre em linha reta, mas deriva de um fenômeno chamado de Força de Coriolis. Este, surge a partir da rotação da Terra e forma células de circulação atmosférica. Esse evento possui influência sobre os principais processos que atuam sobre a superfície terrestre, como os ventos, as precipitações e as correntes marítimas.

Dessa maneira, o ar é forçado a se deslocar para a esquerda no hemisfério Sul e para a direita no hemisfério Norte. Isso estabelec uma configuração relativamente permanente na atmosfera. As zonas de alta pressão sobre os polos e latitudes tropicais e zonas de baixa pressão em regiões equatoriais e subpolares. A partir disso, também surgem três sistemas gerais de ventos, em que os ventos alísios fazem parte de um deles.

Zona de Convergência Intertropical

Imagem de Mila Young no Unsplash

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais existentes. Caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão e convergência dos ventos alísios. Esses ficam próximo à superfície terrestre e ao longo da faixa equatorial.

A região sob ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é identificada pela presença de aglomerados convectivos. Este é um mecanismo de aquecimento da atmosfera ocasionado pela liberação de calor latente e pela interação entre radiação e nebulosidade. Dessa maneira, pode-se dizer que essa zona está intimamente relacionada com a circulação geral da atmosfera. 

Ventos Contra-Alísios

Os ventos contra-alísios sopram no sentido contrário, ou seja, do Equador para os trópicos, de Oeste em direção ao Leste. Eles podem ser definidos como ventos secos que possuem incidência em altitudes mais elevadas. A sua atuação é das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão. Dessa maneira, áreas de deserto têm grandes ocorrências dos ventos contra-alísios.

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais