Gymtimidation é um termo em inglês que pode ser traduzido para o português como vergonha de ir à academia. A expressão se refere a uma sensação comum e real, que é a vergonha de praticar atividade física ao perceber a possibilidade de ser observado por outras pessoas durante o processo. Quem possui vergonha de ir à academia deixa de se exercitar por medo de ser julgado.
Especialistas acreditam que quem tem algum tipo de ansiedade ou transtorno pré-existente está propenso a sentir vergonha de ir à academia com mais frequência.
Isso se explica pelo fato dessas pessoas se preocuparem demais com o que os outros vão pensar delas. Ou seja, ao irem à academia, elas passam o tempo todo pensando se alguém vai lhe repreender por fazer um movimento errado ou por não ter a aparência “perfeita”.
Entretanto, isso pode ser ainda mais grave para certos grupos sociais, como mulheres. Um estudo, da revista Cosmo Body UK, mostrou que mulheres experienciam vergonha de ir à academia duas vezes mais do que homens. O medo de ir praticar exercícios físicos pode ser afetado pelas seguintes razões:
- Medo do levantamento de peso (seja de se machucar ou de errar);
- Medo de estarem sem roupa no vestiário;
- Receio a respeito dos olhares masculinos;
É normal ter vergonha de ir à academia?
Quando a sociedade cobra do ser humano uma aparência impecável, até mesmo durante o processo de consegui-la, não é estranho dizer que as pessoas têm vergonha de ir à academia. Além disso, grupos minoritários podem se sentir muito mais fragilizados durante seu período na academia, como com as mulheres, gordos e PCDs.
A pressão estética é real, afinal, algumas pessoas vão para esses ambientes apenas para terem “o corpo perfeito” e não para ter uma vida saudável. Desta forma, pessoas gordas podem se sentir receosas com a ideia de ir à academia, e evitar o máximo possível esse acontecimento. Afinal, a gordofobia está presente em todos os meios sociais, dificultando a socialização desses grupos.
Além disso, indivíduos que sofrem com transtornos psicológicos também podem encontrar grandes obstáculos na ida à academia. Algumas pesquisas mostram que quem tem ataques de pânicos regularmente pode se sentir incomodado com o exercício físico. Eles costumam sentir que a atividade física é semelhante ao ataque de pânico, nos efeitos corporais, o que pode fazer com que a pessoa fique ansiosa sempre que tentar praticar.
Pessoas com deficiência também podem encontrar dificuldade e ansiedade ao ir à academia. Afinal, nem todos os estabelecimentos têm a acessibilidade necessária para esses indivíduos, e muitas vezes eles acabam sendo excluídos e destratados por serem diferentes.
Por fim, pessoas acima dos 50 anos também são conhecidas por terem vergonha de ir à academia. Mesmo que os exercícios praticados sirvam para melhorar a qualidade de vida, esses indivíduos têm medo de se machucar. Especialistas pontuam que esse grupo etário costuma ficar mais alerta para possíveis danos à sua estrutura física, e por isso evitam ir à academia.
O que fazer quando se tem vergonha de ir à academia?
Para superar a vergonha de ir à academia, é possível adotar uma série de atitudes, que podem ajudar a ter confiança. Se a situação for paralisante, e você realmente não conseguir pisar na academia, tente conversar com um psicólogo. Marque uma consulta e comece a terapia para entender o que tem travado sua rotina de exercícios.
Para evitar a vergonha de ir a academia, você pode:
Separe a academia do exercício
Você não precisa ir à academia para fazer exercícios físicos, eles podem ser feitos em outros ambientes. Troque a ida a academia por uma aula de pilates, yoga, meditação ou dança, qualquer coisa que faça o seu corpo estar em movimento e ter benefícios. Você também pode se inscrever para aulas de ginástica on-line, sem ter que sair de casa, ou pegar a bicicleta e rodar pela cidade uma vez ao dia.
O importante é adaptar os exercícios para manter o seu corpo saudável e em constante movimento, sem o incômodo que a academia lhe causa.
Mantenha tudo simples
Planeje seus exercícios e mantenha-os simples, assim você não ficará com medo de errar com frequência. Em pouco tempo estará evoluindo para atividades mais complicadas, sem se importar. Inclua alguns movimentos alternativos, caso a máquina que está no seu planejamento esteja ocupada por alguém.
Foque em suas metas
Foque em si mesmo. O que você quer? Quais suas metas? Um dos primeiros passos para deixar de se importar com a opinião dos outros é focar apenas no seu desejo para si mesmo. Anote suas metas e planos e tente alcançá-los diariamente, sempre pensando no seu bem-estar e felicidade.
Faça uma rotina de treino e conheça o equipamento
Antes de começar os exercícios, conheça os equipamentos que você irá usar. Faça uma pesquisa on-line sobre cada um, converse com seu personal trainer e tente utilizar rotinas disponíveis na internet.
Isso vai ajudar o praticante a se preparar antes de ir para a academia, e melhorar a sensação de ansiedade de fazer exercícios em frente de outras pessoas. Não tenha vergonha de pedir ajuda, principalmente para os profissionais especializados que trabalham na academia.
Crie um ambiente seguro e confortável
Se ir para a academia te deixa com vergonha, tente usar elementos para se sentir confortável. Esses elementos podem ser uma playlist de músicas no fone enquanto é feita a rotina ou a companhia de um amigo ou ente querido.
Ter alguém para acompanhar sua jornada na academia pode tornar tudo mais fácil. Afinal, ter um amigo ao seu lado ajuda a criar uma distração para os pensamentos ansiosos, tornando tudo mais amigável.
Vista-se de maneira confortável
A academia não é o lugar para usar uma roupa chique, tudo que é preciso é um conjunto de peças confortáveis. Às vezes o visual é lindo, mas fica caindo durante os exercícios, ou deixa as pernas assadas, e pode tornar a experiência na academia um inferno. Por isso, escolha roupas de academia adequadas e confortáveis para o seu corpo, que vão continuar nele quando você se exercitar.
Evite horários de muita lotação
Se você fica incomodado com lugares cheios, evite ir em horários lotados na academia. Períodos com menor concentração de pessoas pode fazer sua experiência mais tranquila. Afinal, vai ter um grupo menor de indivíduos fazendo exercícios, e você pode ficar mais relaxado para se exercitar sem se preocupar com o que os outros estão pensando.
A academia não tem controle sobre você
Quando sentir vergonha de ir à academia, lembre-se de que é apenas um local, não tem poder sobre você. Além do mais, é importante se lembrar constantemente que as pessoas provavelmente não vão prestar atenção em você, pois vão estar ocupadas demais pensando em si mesmas e em suas metas pessoais.