Cientistas criaram um site que simula as grandes navegações de objetos despejados no oceano num intervalo de dez anos. O Adrift exibe um mapa no qual o usuário posiciona um pato de borracha no oceano e, em seguida, uma animação mostra as viagens que os objetos lançados no mar fazem a partir daquele ponto.
O site usa pesquisas científicas publicadas sobre a hidrosfera e as rotas oceânicas reveladas pelas boias do programa Drifter Global. Esse instrumento possui uma âncora marinha de 15 metros que fica submersa e uma boia de superfície que mede a temperatura do oceano e coleta outros dados sobre a posição em que a boia se encontra. Essas informações são transmitidas através de um sensor via satélites.
Dependência
Por ser barato e maleável, o plástico pode ser utilizado para diversos fins. Porém, esse material tem uma vida útil muito pequena, de apenas 15 minutos em média. E metade do plástico que utilizamos é usado apenas uma vez.
Poluindo o mar
O plástico dura cerca de mil anos e 120 mil toneladas são despejadas no oceano por dia. Apesar da maioria do material descartado ir parar em aterros, a quantidade que atinge a hidrosfera possui impacto mundial. A quantidade despejada em alguns pontos do litoral viaja pelo mundo, como o Adrift mostra, e atinge áreas que nem são habitadas por seres humanos. Atualmente, esses sólidos sintéticos podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo, inclusive em áreas de acesso remoto para a população mundial.
Dê uma olhada no vídeo acima para entender melhor. Acesse o site clicando aqui.
Veja também:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais