Videira-trovão-de-Deus: benefícios e cuidados

Compartilhar

A videira-trovão-de-Deus, de nome científico Tripterygium wilfordii, é uma planta nativa do sudeste da China. A espécie é bastante popular no país graças aos seus usos na medicina tradicional chinesa. Praticantes desta área da medicina comumente utilizam a planta no tratamento da obesidade, artrite e problemas oculares.

A eficácia da videira-trovão-de-Deus é altamente debatida entre o meio científico. O conhecimento sobre a planta baseia-se na medicina tradicional. Enquanto isso, os poucos estudos científicos existentes sobre a espécie ainda não evoluíram para a fase de testagem em humanos.

Antes de fazer o uso da videira-trovão-de-Deus, converse com o profissional de saúde responsável pelo seu quadro. Assim, é possível avaliar se a planta é adequada para o tratamento.

12 plantas que precisam de pouca água

Quais os possíveis benefícios da videira-trovão-de-Deus?

Segundo os usos da videira-trovão-de-Deus na medicina tradicional, e alguns poucos estudos, ela pode ser eficaz no tratamento de:

Artrite reumatoide: um dos usos mais antigos da videira-trovão-de-Deus é para o tratamento de artrite. Um estudo, do National Center for Complementary and Integrative Health, apontou que o extrato da planta pode tratar a doença, atrasando ou prevenindo o dano das articulações;

Doença de Crohn: a videira-trovão-de-Deus, quando ingerida via oral por meio de suplementos ou medicamentos, pode ajudar no alívio dos sintomas da doença de Crohn, uma condição que afeta o intestino;

Oftalmopatia de Graves: alteração ocular provocada por uma doença da glândula tireoide, como o hipotireoidismo. Usar a videira-trovão-de-Deus como tratamento complementar para esse quadro pode melhorar os sintomas oculares e o problema da tireoide; 

Líquen plano: patologia inflamatória que afeta a pele, as unhas, genitais e a mucosa da boca. O uso da videira-trovão-de-Deus pode ajudar no controle das dores e na melhora das feridas causadas pela doença;

Obesidade severa: um estudo, publicado em 2015, apontou que o uso do extrato da planta reduz a ingestão de alimentos e consegue diminuir em 45% a massa corporal de ratos obesos de laboratório. Isso ocorre devido às propriedades da planta, que causam a ação do hormônio supressor de apetite, a leptina;

Quais os efeitos colaterais do uso da videira-trovão-de-Deus?

Apesar de ser comumente usada na medicina tradicional chinesa, a videira-trovão-de-Deus pode ser tóxica se não preparada da forma correta. Inclusive, em algumas partes do mundo, ela é chamada de ‘Sete passos para a morte’, pois, se preparada e ingerida de forma inadequada, pode causar a morte do paciente.

Alguns dos efeitos colaterais da videira-trovão-de-Deus já mapeados pelos seres humanos são:

Gestantes, crianças e pessoas que estão amamentando devem evitar o uso de suplementos ou medicamentos à base da videira-trovão-de-Deus. Isso porque não existem estudos que comprovem a segurança da substância em organismos mais fragilizados.

Bétula: benefícios e usos da planta medicinal

Uma promessa para o futuro

Apesar dos possíveis riscos atrelados ao uso da videira-trovão-de-Deus, cientistas da Universidade de Copenhagen descobriram uma forma segura de usar a planta. Os pesquisadores mapearam  o processo bioquímico que a espécie faz para produzir celastrol, substância responsável pelos benefícios. Por fim, foi possível criar uma alternativa sintética, a partir de fungos, que é completamente segura para a ingestão medicinal.

O processo é  simples, demora cerca de uma semana para obter o produto final e é feito sem os solventes ou catalisadores tóxicos, normalmente utilizados na síntese química. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais