Em 2010, Curitiba foi escolhida a cidade mais sustentável do mundo pela consultoria Globe Forum, mas ainda há problemas a serem resolvidos, principalmente no campo da mobilidade.
Mesmo com um forte sistema de ônibus e faixas especiais para o transporte público, a cidade não esconde a grande quantidade de carros, afinal é a capital brasileira com maior número de automóveis por habitante (0,63 contra 0,27 da média nacional, segundo o IBGE).
Além disso, o espaço para bicicletas é precário, como mostra o documentário O Veículo Fantástico, da geógrafa norte-americana Nicole DiSante. O filme expõe os problemas que os ciclistas enfrentam todos os dias para poder usar as magrelas rumo ao trabalho.
Nicole entrevistou o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que governou Curitiba entre o começo dos anos 70 e 1992, técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), cicloativistas e usuários comuns de bicicletas.
Veja abaixo o documentário na íntegra e confira os principais problemas da metrópole verde:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais