VILPA é a sigla em inglês para “vigorous intermittent lifestyle physical activity”, que, em tradução para português significa “atividade física vigorosa intermitente no estilo de vida”. Esse tipo de prática é definida como surtos pequenos de movimentos físicos, como correr para pegar um ônibus, práticas de tarefas domésticas e até mesmo subir uma ladeira.
Assim, VILPA é uma prática esporádica, podendo durar de um a dois minutos, de atividade física vigorosa. Pense em atividades que são capazes de tirar um pouco do seu fôlego, mas não te deixar com transpiração excessiva.
A VILPA ganhou tração a partir de um estudo publicado na Nature Medicine, que analisou os seus possíveis benefícios à saúde. De acordo com o que foi observado, essa atividade física pode ser uma grande aliada para a longevidade.
A sua popularidade também foi um resultado de informações anteriores que não reconheciam que atividades físicas de menos de 10 minutos forneciam benefícios à saúde. De fato, os exercícios físicos mais indicados por décadas eram aqueles intensivos, como corridas, idas regulares à academias ou musculação.
No entanto, muitas pessoas, principalmente idosos ou pessoas com problemas de mobilidade não podem realizar esses tipos de práticas sem um aumento de condicionamento físico. Portanto, a exploração dos benefícios da atividade física vigorosa intermitente pode ser uma boa notícia para indivíduos inativos.
O estudo em questão, realizado pelo Charles Perkins Centre da University of Sydney, na Austrália, comprovou que a prática diária de três a quatro minutos de VILPA diminuiu em 40% a mortalidade por todas as causas e aquelas relacionadas ao câncer. Além disso, também mostrou uma redução em 49% da mortalidade associada a doenças cardiovasculares.
A pesquisa foi responsável pela análise de mais de 25 mil participantes que, anteriormente ao estudo, não realizavam atividades físicas. As informações reunidas pelos pesquisadores durante o estudo derivaram de um banco de dados biomédico em larga escala, utilizado no pulso dos participantes. Com esse método, foi possível entender que qualquer atividade registrada por este grupo era uma atividade física incidental realizada como parte da vida diária. Ou seja, práticas corriqueiras, como carregar compras de supermercado.
Os dados dos participantes foram analisados por um período de 7 anos. E, embora seja um estudo observacional, em que é impossível estabelecer diretamente causa e efeito, o grupo de pesquisadores tomou medidas rigorosas para minimizar a possibilidade de que os resultados sejam explicados por diferenças no estado de saúde entre os participantes.
Desse modo, conseguiram concluir que a VILPA pode oferecer um impacto positivo substancial na longevidade.
Como já mencionado, VILPA não refere-se a uma série de exercícios físicos, e sim pequenas atividades realizadas todos os dias que podem ser benéficas à saúde.
Na pesquisa, alguns tipos de VILPA são mencionados, como:
De acordo com o professor Emmanuel Stamatakis, um dos autores do estudo, a VILPA:
“Não requer nenhum compromisso de tempo, nenhuma preparação, nenhuma filiação ao clube, nenhuma habilidade especial. Trata-se simplesmente de aumentar o ritmo ao caminhar ou fazer as tarefas domésticas com um pouco mais de energia.”
De acordo com os dados levantados sobre essas atividades físicas, especialistas acreditam que a sua prática pode beneficiar, principalmente, adultos de meia idade e idosos. Isso se dá porque essa faixa etária não pratica exercícios frequentemente, deixando-os inativos na maioria do tempo.
Desse modo, manter uma atividade física vigorosa intermitente pode ser mais fácil do que realizar outros exercícios mais rigorosos.
“É extremamente difícil ajudá-los a mudar. Para essas pessoas em particular, a VILPA pode oferecer uma ótima opção para aproveitar os benefícios da atividade física, ajustando a intensidade das atividades cotidianas, coisas que as pessoas fariam de qualquer maneira, para atingir uma intensidade vigorosa por 1 ou 2 minutos de cada vez, várias vezes ao dia”, disse Stamatakis.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais