O vinagre de coco, um ingrediente que tem ganhado espaço na cozinha ocidental, sempre foi muito importante na culinária asiática e indiana. Ele é obtido a partir da seiva das flores do coqueiro, que passa por um processo de fermentação que dura de oito a 12 meses, transformando-se naturalmente em vinagre.
Muito utilizado para adicionar um sabor adocicado a saladas, sopas, pratos quentes e marinar, o vinagre de coco tem uma aparência turva e um sabor levemente mais suave que o do vinagre de maçã.
Mas não é apenas sabor que ele oferece. O vinagre de coco também promete benefícios à saúde como perda de peso, melhor digestão, sistema imunológico mais forte e coração mais saudável. Confira o que os estudos dizem a respeito!
O vinagre de coco é muitas vezes apontado como uma fonte de nutrientes, já que a seiva usada para obtê-lo é rica em vitamina C, potássio, colina, vitaminas B, ferro, cobre, boro, magnésio, manganês, fósforo, e zinco. Ele também é rico em polifenóis – compostos vegetais que previnem diabetes e doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).
Além disso, devido ao processo de fermentação de oito a 12 meses, o vinagre de coco é uma fonte de bactérias benéficas para o intestino, conhecidas como probióticos (confira aqui estudo a respeito: 3).
Entretanto, não foi estudada a interferência da fermentação no conteúdo vitamínico e mineral do vinagre de coco. Também vale a pena ter em mente que alguns fabricantes fazem vinagre de coco a partir de água de coco, em vez de seiva de coco. E a água de coco, apesar de ser muito benéfica, contém menos nutrientes do que a seiva, e é fermentada por um tempo mais curto, usando um iniciador de fermentação, como o açúcar de cana ou o vinagre de maçã. Acredita-se que esse processo produz um vinagre de menor valor nutricional – embora nenhum estudo tenha confirmado isso.
Independente disso, o vinagre de coco é consumido em quantidades muito pequenas, o que significa que provavelmente não contribui com muitos nutrientes ou polifenóis para a dieta.
O vinagre de coco pode ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue e proteger contra a diabetes tipo 2. Isso porque, assim como o vinagre de maçã, ele contém ácido acético – um composto que tem ação comprovada contra picos de açúcar no sangue após uma ingestão rica em carboidratos (confira aqui estudos a respeito do ácido acético: 5, 6, 7). Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes, o ácido acético ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em até 34% (confira aqui estudos a respeito: 8, 9, 10, 11).
Os efeitos de redução de açúcar no sangue do vinagre parecem mais fortes quando ingeridos com as refeições (confira aqui estudo a respeito: 12). Mas é importante ressaltar que essas pesquisas mencionadas não analisaram o vinagre de coco em específico, o que torna necessário mais análises para que essa afirmação seja válida.
O vinagre de coco também pode ajudar a perder o peso indesejado. Ele é muito pobre em calorias e cheio de, como já mencionado, ácido acético, que ajuda a reduzir a fome e prolonga a sensação de saciedade (confira aqui estudos a respeito: 13, 14).
O ácido acético ainda tem a propriedade de desativar os genes de armazenamento de gordura e de ativar os que a queimam (confira aqui estudos a respeito: 13, 14, 15, 16), acelerando o emagrecimento.
Em um estudo, pessoas que adicionaram vinagre a uma refeição consumiram até 275 menos calorias durante o resto do dia em comparação com aquelas que não adicionaram (confira aqui estudos a respeito: 17, 18).
Um outro estudo concluiu que a ingestão de vinagre com as refeições pode retardar a taxa de esvaziamento do estômago – levando a um aumento da saciedade.
Em um outro estudo, que durou 12 semanas, os participantes que tomaram de uma a duas colheres de sopa (15 a 30 ml) de vinagre por dia perderam até 1,7 kg e reduziram a gordura corporal em até 0,9%. Em comparação, os participantes do grupo controle ganharam 0,4 kg.
Ainda precisam ser feitos estudos especificamente com o vinagre de coco para comprovar seus benefícios. Entretanto, uma vez que ele contém o mesmo composto ativo que outros tipos de vinagre, ele tem grande potencial para agir da mesma forma no organismo.
O vinagre de coco pode melhorar a saúde do seu coração. Em parte, isso pode ser devido ao teor de potássio da seiva de coco usada para fazer este tipo de vinagre. O potássio é um mineral ligado à diminuição da pressão arterial e à redução do risco de doenças cardíacas e derrames (confira aqui estudos a respeito: 19).
Estudos em animais mostraram ainda que o vinagre pode reduzir os triglicerídeos e os níveis “ruins” de colesterol LDL, enquanto aumenta o colesterol HDL “bom” (confira aqui os estudos: 20, 21 , 22).
Além disso, estudos realizados em ratos concluíram que o vinagre pode reduzir a pressão arterial – um importante fator de risco para doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 23, 24).
Um estudo que analisou o vinagre de coco em específico relatou que ele pode reduzir a inflamação, o peso corporal e os níveis de colesterol de ratos – o que pode ser um indicativo de que ele contribua para um coração mais saudável (confira aqui estudo: 25).
Em humanos, a pesquisa mostra que tomar de uma a duas colheres de sopa (15 a 30 ml) de vinagre por dia pode ajudar a reduzir a gordura da barriga e os níveis de triglicerídeos no sangue – dois fatores de risco adicionais para doenças cardíacas ( confira aqui estudo a respeito: 14).
Um estudo observacional concluiu que mulheres que preparavam saladas com óleo e vinagre de cinco a seis vezes por semana tinham até 54% menos chances de desenvolver doenças cardíacas.
O vinagre de coco pode contribuir para um sistema intestinal e imunológico saudável. Em parte, isso ocorre porque é probiótico. Além disso, o ácido acético pode combater vírus e bactérias como a bactéria E. coli, conhecida por causar intoxicação alimentar (confira aqui estudo a respeito: 28).
Para obter esses benefícios, basta adicionar um pouco do vinagre à água e mergulhar frutas e legumes frescos por cerca de dois minutos. Um estudo mostrou que esse método simples de lavagem pode reduzir as bactérias em até 90% e os vírus em até 95%.
O vinagre de coco também pode ser eficaz na prevenção do crescimento de G. vaginalis , uma das principais causas de infecções vaginais. No entanto, esse benefício foi observado em um estudo de tubo de ensaio. Portanto, ainda não está claro como usar o vinagre para obter esse benefício na vida real.
O vinagre de coco é considerado seguro. Entretanto, o consumo em excesso pode danificar o esôfago e o esmalte dos dentes. Por esta razão, o vinagre de coco pode ser melhor ingerido se for diluído em água ou misturado com outros ingredientes, como azeite.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais