O vinagre de maçã tem sido usado como tônico de saúde há milhares de anos. Alguns estudos mostram que ele proporciona benefícios à saúde, como a redução dos níveis de açúcar no sangue. Mas será que o vinagre de maçã emagrece? Entenda.
O vinagre de maçã é feito em um processo de fermentação em duas etapas. Primeiro, as maçãs são cortadas ou esmagadas e combinadas com fermento para converter seu açúcar em álcool. Em seguida, as bactérias são adicionadas para fermentar o álcool em ácido acético.
A produção tradicional de vinagre de maçã demora cerca de um mês, embora alguns fabricantes aceleram drasticamente o processo de modo que leve apenas um dia. Feito de forma caseira, ele preserva probióticos benéficos e minerais. Aprenda a fazer no vídeo abaixo:
O ácido acético é o principal componente ativo do vinagre de maçã. Também conhecido como ácido etanóico, é um composto orgânico com sabor amargo e cheiro marcante. Além disso, cerca de 5-6% do vinagre de maçã é ácido acético. Ele também contém alto teor de água e traços de outros ácidos, como o ácido málico.
Uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã contém cerca de três calorias e praticamente nenhum carboidrato.
O ácido acético é um ácido graxo de cadeia curta que se dissolve em acetato e hidrogênio no corpo. Alguns estudos sugerem que o vinagre de maçã é um aliado para promover a perda de peso de várias maneiras:
Embora os resultados de estudos com animais pareçam promissores, são necessárias pesquisas em humanos para confirmar esses efeitos.
O vinagre de maçã proporciona sensação de saciedade e diminui a ingestão de calorias, devido a presença de fibra solúvel em sua composição, ajudando a emagrecer.
Em um pequeno estudo com 11 pessoas, aquelas que ingeriram vinagre em uma refeição rica em carboidratos tiveram uma resposta 55% menor no nível de açúcar no sangue uma hora após a ingestão. Elas também consumiram 200-275 calorias a menos pelo resto do dia.
Além de seus efeitos supressores de apetite, o consumo do vinagre de maçã também reduz a velocidade com que o alimento deixa o estômago.
Em outro pequeno estudo, ingerir vinagre de maçã com uma refeição rica em amido diminuiu significativamente o esvaziamento do estômago. Isso levou a um aumento da saciedade e redução dos níveis de açúcar no sangue e insulina.
No entanto, algumas pessoas podem ter uma condição que torne esse efeito prejudicial, como a gastroparesia – uma complicação comum do diabetes tipo 1. O consumo de insulina com a ingestão de alimentos torna-se problemático, pois é difícil prever quanto tempo levará para que o açúcar no sangue suba após uma refeição.
Como o vinagre de maçã tem demonstrado prolongar o tempo que o alimento fica no estômago, tomá-lo com as refeições pode piorar a gastroparesia (confira aqui estudo a respeito: 5).
Os resultados de um estudo em humanos indicam que o vinagre de maçã tem efeitos impressionantes no peso e na gordura corporal. Neste estudo de 12 semanas, 144 adultos obesos japoneses consumiram uma colher de sopa (15 ml) de vinagre, duas colheres de sopa (30 ml) de vinagre ou um placebo todos os dias.
Eles foram orientados a restringir o consumo de álcool, mas continuaram com sua dieta e atividade habituais durante todo o estudo.
Aqueles que consumiram uma colher (15 ml) de vinagre por dia tiveram outros benefícios, como:
Já aqueles que ingeriram duas colheres de sopa (30 ml) de vinagre por dia apresentaram:
Na verdade, o grupo placebo ganhou 0.4 kg, e a circunferência da cintura aumentou.
Outro estudo de seis semanas em camundongos alimentados com uma dieta com alto teor de gordura gordura e rica em calorias descobriu que o grupo que ingeriu alta dose de vinagre ganhou 10% menos gordura do que o grupo controle e 2% menos gordura do que o grupo de baixa dose de vinagre. Entretanto, é preciso ter em mente que nenhum alimento sozinho deve ser o responsável pelo emagrecimento.
O vinagre de maçã pode ser um coadjuvante em uma dieta saudável, devendo ser utilizado com moderação. É necessário notar, também, que em grandes quantidades e ingerido diretamente a longo prazo, o vinagre puro pode causar a danificação do esmalte dos dentes, devido à sua acidez. Para evitar maiores problemas e possíveis efeitos colaterais, é recomendado que ele seja bebido diluído e através de um canudo.
Se você busca manter a saúde em dia, procure orientação profissional, pratique atividades físicas diariamente e tenha uma alimentação balanceada em todas as refeições, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais