Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Pesquisadores indicam que os polifenóis presentes no vinho podem impedir que bactérias se fixem na boca

 

O consumo moderado de vinho tinto faz bem para o coração e para o cólon, provavelmente por conta dos variados polifenóis presentes na bebida. Agora, um novo estudo revela que esses componentes químicos do vinho também podem ser benéficos à saúde bucal, evitando cáries e gengivite.

Os resultados da pesquisa – publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da American Chemical Society (uma ONG fundada em 1876 pelo congresso americano, com a proposta de fomentar estudos científicos), e realizada em parceria com a Universidade de Madri – indicam que os polifenóis ajudam a afastar da boca bactérias causadoras de doenças como cáries e gengivite. As substâncias fazem com que as bactérias não consigam se grudar nas superfícies bucais – essa aderência é fundamental para a sobrevivência desses organismos na boca dos humanos.

As bactérias em geral se prendem aos dentes e começam a se multiplicar, colonizando áreas cada vez maiores. Assim, ao eliminar sua capacidade de se agarrar aos dentes, terminam os problemas causados por esses organismos.

Os pesquisadores extraíram moléculas de polifenol de amostras de vinho tinto e as colocaram em contato com bactérias S. mutans e S. dentisani, responsáveis pelo desenvolvimento da gengivite e das cáries. Eles puderam observar que os polifenóis, em contato com os micro-organismos, reagiam quimicamente produzindo moléculas de água oxigenada, danificando o DNA das bactérias. Em especial, o prejuízo genético observado foi justamente na área responsável pela aderências das bactérias à boca.

Os resultados ainda não são definitivos, já que a pesquisa está na fase de testes em laboratório, precisando de testes em uma boca real para ampliar suas conclusões. Os cientistas alertam que o consumo de vinho deve ser sempre moderado, já que o excesso de álcool pode prejudicar tanto a saúde dental quanto a do corpo como um todo – e não vale descuidar da escovação e do fio dental, mas o vinho pode ser um aliado no cuidado dos seus dentes e gengivas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais