Vinhos orgânicos Família Cecchin: tradição e consciência ecológica unidas na produção artesanal da bebida

Compartilhar

O consumo de vinhos faz parte da história humana. Se ingerido regularmente, durante as refeições e moderadamente, traz diversos benefícios para a saúde (saiba mais sobre os benefícios e perigos do consumo de vinho para a saúde aqui). Contudo, boa parte dos vinhos tradicionais têm uma produção industrial e o produto final acaba tendo tantos químicos como uma bolacha recheada. Como alternativa para esses vinhos produzidos em escala industrial, existem os vinhos ecológicos: orgânicos, biodinâmicos e naturais. A Família Cecchin produz vinhos orgânicos que têm ganhado destaque no mercado internacional – seus rótulos receberam notas elevadas num dos principais guias de vinho do mundo – o Descorchados.

A produção de vinhos orgânicos tem base ecológica, e faz uso de boas práticas agrícolas para a fertilidade do solo. A vinha (também chamada de parreira ou videira) é gerida de forma a integrar a fauna e a flora do ambiente que a planta cresce. A utilização de herbicidas, fungicidas ou pesticidas passa bem longe dessa forma de produção. Adubos e materiais sintéticos também não são utilizados, já que a raiz os absorve, podendo contaminar a planta (saiba mais sobre vinhos orgânicos e suas características aqui).

Os vinhos orgânicos buscam o equilíbrio e diversidade do ecossistema agrícola, com qualidade ambiental, bem-estar animal e saúde humana. O vinho Família Cecchin é feito na região de Maipú, na Argentina, por descendentes de italianos vindos de Treviso.

María e Santiago Cecchin chegaram na Argentina por volta de 1910. Desde então, o carinho e paixão pela terra está na história da família. Hoje, é Alberto Cecchin que mantém a tradição centenária viva, fazendo produtos artesanais e livres de química nociva.

O produtor e proprietário da vinícola é presidente do movimento Slow Food na Argentina e adepto da antroposofia (de onde deriva o biodinamismo). Alberto faz parte da terceira geração da família a cultivar vinhedos na região de Maipú. A adega Família Cecchin é pioneira na produção de vinhos orgânicos na área.

Para Alberto, a fabricação de vinhos com o mínimo de manipulação e interferência química foi uma consequência natural da filosofia de vida sustentável e das formas como cultiva o vinhedo e vinifica seus vinhos. Um dos orgulhos da Família Cecchin é de jamais um grama de agrotóxico ter sido adicionado ao solo. Tanto as uvas como as azeitonas são transformadas em vinhos e azeites sem serem “corrigidas” por químicos.

A adega artesanal fabrica produtos orgânicos certificados sob normas internacionais. O vinho Família Cechin possui selos da INFOAM, USDA, entre outros. Além de vinhos, a família também produz azeite.

A elaboração dos vinhos orgânicos Família Cecchin busca um estágio de harmonia natural, em que as vinhas coexistem com ervas e outros frutos, promovendo o equilíbrio ecológico. A proposta dos produtores aceitar que a riqueza do produto tem íntima relação com a existência de uma vegetação rica e plural. A família recebe visitantes, possibilitando um passeio pelas vinhas que se encerra na degustação dos vinhos orgânicos produzidos no local.

Se você está se perguntando onde comprar vinhos orgânicos produzidos em uma adega rural, livre de produtos químicos agrícolas, todo feito de forma orgânica e com o respeito pela natureza, os rótulos da Família Cecchin podem ser uma boa opção pra você. Seja um Malbec, Cabernet Sauvignon, Graciana, Chardonnay, Moscatel de Alejandría, algum desses vinhos irá agradar seu paladar.

Você já experimentou um vinho produzido sem agrotóxicos? Tem curiosidade de degustá-lo? A Loja eCycle possui em seu catálogo rótulos de vinhos orgânicos produzidos pela Família Cecchin.


Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais