Whirlpool investe em iniciativas ESG e evento para engajar parceiros e colaboradores

Compartilhar

“Pensar no futuro é agir agora”. A afirmação é de Bernardo Gallina, Vice-presidente de Assuntos Jurídicos, de Compliance e Corporativos da Whirlpool para a América Latina, durante o ESG Call, evento realizado pela Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul. O encontro aconteceu na W-House, unidade verde recém inaugurada e sede administrativa para a América Latina, localizada em São Paulo. O ESG Call teve por objetivo abordar as iniciativas da Companhia nos pilares ambiental, social e de governança, divulgadas no Relatório Global de Sustentabilidade 2021, além de falar sobre ESG a partir do cenário de mercado e sociedade. 

A fabricante de eletrodomésticos reuniu stakeholders, colaboradores e especialistas da área. Para Gallina, o evento é uma demonstração da seriedade com a qual a Whirlpool trata o tema, reforçando o nosso compromisso e nossos esforços em relação às práticas ESG. “Anualmente, divulgamos o relatório global de sustentabilidade, mas queremos reforçar o nosso comprometimento com a agenda ESG e inspirar colaboradores e parceiros. O ESG Call nasceu com o intuito de termos um momento para trocarmos experiências e gerarmos reflexão para os participantes e também para os nossos próximos passos”. 

Também esteve presente Douglas Reis, Diretor de Assuntos Regulatórios & ESG da Whirlpool para a América Latina, que falou das questões ambientais, sociais e de governança corporativa. A implementação e conversão para 100% de consumo de energia limpa em todas as unidades da Whirlpool no Brasil, com a certificação internacional I-REC (International Renewable Energy Certification Standard), foi o destaque do ‘E’. “A energia limpa nos trará redução de emissão de CO2 e, somente neste ano, o que deixaremos de emitir (6,5 mil toneladas de CO2) equivale a 43 mil árvores plantadas. Para a Whirlpool, isso representa uma redução de 31% de emissão de CO2 em relação a 2021”, comenta. 

Já o case Social ficou com o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, que já auxiliou mais de 38 mil mulheres em todo Brasil, incentivando o empreendedorismo feminino e a geração de renda. O Consulado completou 20 anos em março deste ano. “De forma objetiva, atuamos na transformação social, incentivando o empreendedorismo feminino e a geração de renda para mulheres, contribuindo diretamente com 3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 5 – alcançar a equidade de gênero; ODS 8 – promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável; ODS 1 – erradicar a pobreza). O Consulado da Mulher, de fato, é uma ação inspiradora e que nos enche de orgulho. É um projeto que leva oportunidades para milhares de mulheres em áreas urbanas e rurais, fortalecendo famílias e comunidades”, afirma Reis. 

Sobre o pilar G, de Governança, segundo Reis, “não existe jeito certo de fazer a coisa errada, e estendemos este princípio não apenas aos nossos colaboradores, mas também àqueles com quem fazemos negócios”. Entre as iniciativas deste pilar, a Companhia realiza a Semana de Integridade, com o treinamento de mais de 12 mil pessoas, todos os anos, sobre ética e compliance, e também realiza o prêmio Supplier Awards, que reconhece as principais entregas dos fornecedores ao longo do ano, considerando diferentes requisitos técnicos. 

O Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, participou de forma remota ao vivo. O Pacto Global é um braço da Organização das Nações Unidas (ONU), considerada como a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 20 mil membros em 160 países. Segundo Pereira, o Brasil possui a terceira maior Rede do mundo, com mais de 1.500 membros. “Nossa missão é mobilizar empresas e organizações para que integrem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas suas estratégias, criando o mundo que queremos. As empresas têm um papel essencial para o alcance dos ODS e é extremamente importante que as lideranças exerçam esse papel, que falem sobre questões da sociedade que não estejam vinculadas ao seu próprio negócio, como meio ambiente, por exemplo”. 

Cases de parceiros

Duas empresas parceiras da Whirlpool também contribuíram com o ESG Call. O diretor da Accenture, Matthew Govier, apresentou uma pesquisa realizada em 2021 com mais de mil CEOs em todo mundo, em diversos setores. O estudo, divulgado pela primeira vez na COP 26 (Conferência do Clima das Nações Unidas) em Glasgow, Escócia, mostra que os líderes estão preocupados com as mudanças climáticas. 77% dos CEOs estão promovendo pesquisas com foco em sustentabilidade e 65% começaram a fazer a transição para modelos de negócios Net Zero. “Empresas que não começarem a pensar e a investir em sustentabilidade terão muitos desafios do ponto de vista de competitividade do negócio, é fundamental para a existência de todos os negócios”, afirma. 

Já Vanessa Romero, gerente de Sustentabilidade da Via (Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br), contou sobre o programa de reciclagem REVIVA, que tem como principal objetivo reduzir os impactos ambientais e contribuir com a geração de renda das cooperativas parceiras. No ano passado, a empresa, responsável pelas redes de lojas Casas Bahia e Ponto, expandiu a operação de coletores de eletrônicos para 500 unidades em 12 estados, além do Distrito Federal. Só em 2021, foram coletadas 4,7 mil toneladas de materiais recicláveis e 2,7 toneladas de eletroeletrônicos. “O programa REVIVA é uma iniciativa que concretiza a nossa atuação com base nos conceitos da economia circular. O engajamento dos colaboradores, clientes e parceiros é fundamental para o sucesso do projeto”.

Para Romero, o desenvolvimento de uma solução de descarte dos eletrodomésticos de grande porte é um desafio que exige parceria e colaboração. “Toda empresa tem que buscar sustentabilidade; sustentabilidade é uma questão colaborativa”, conclui. A Whirlpool é parceira da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em mais de 60 cidades. O principal objetivo da entidade é realizar a gestão da logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, garantindo uma destinação final adequada.

Sobre a Whirlpool

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. 

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais