Xarope de bordo: o que é e para que serve?

Compartilhar

O xarope de bordo é um adoçante natural popular que tem fama de ser mais saudável e mais nutritivo que o açúcar branco. Além disso, ele pode ser uma alternativa vegana ao mel de abelha.

Ele costuma ser consumido com panquecas e waffles. Mas será que ele é saudável mesmo? Confira:

Filosofia vegana: conheça e tire suas dúvidas

O que é xarope de bordo?

Foto de Eliška Motisová na Unsplash

O xarope de bordo, mais conhecido no mundo como maple syrup, é a seiva circulante das árvores de bordo. A folha dessa árvore é bastante famosa. Isso porque ela está presente na bandeira nacional do Canadá, sendo considerada um emblema do país.

Como se faz o xarope de bordo?

Para você ter uma ideia, mais de 80% da produção do xarope de bordo vem da província de Quebec, no Canadá. O processo produtivo acontece em duas partes:

  1. Um buraco é perfurado em uma árvore de bordo para que sua seiva caia em um recipiente;
  2. A seiva é fervida até que a maior parte da água evapore, formando um xarope espesso e açucarado, que passa por um processo de filtragem para remover suas impurezas.

O produto final pode ser usado para adoçar uma variedade de pratos. Alguns exemplos incluem panquecas, bolos, bebidas, tortas e outros doces.

Diferentes graus de intensidade

O xarope de bordo é caracterizado por distintos graus de intensidade. Eles podem ser identificados pela cor, embora a classificação possa variar de país para país.

Nos EUA, o xarope de bordo é classificado como grau A ou B. O grau B é o xarope mais escuro, e o grau A, sendo mais claro que o B, ainda se divide em três outros grupos: âmbar claro, âmbar médio e âmbar escuro.

O xarope mais escuro é feito da seiva extraída da safra mais tardia. Esse tipo tem um sabor de bordo mais acentuado e é mais utilizado em assados. Enquanto isso, o xarope de bordo mais suave é utilizado para acompanhar alimentos como panquecas.

Ao adquirir xarope de bordo, fique de olho no rótulo para ter certeza que é de verdade. Isso porque ele pode ser outro produto semelhante carregado de açúcar branco ou xarope de milho transgênico. Saiba mais sobre esse tema nas matérias:

Xarope de milho e de frutose: gostosos, mas cuidado
Milho transgênico: o que é e malefícios

Apesar de ser alto em açúcares, contém vitaminas, minerais e baixo índice glicêmico

O diferencial do xarope de bordo em relação ao açúcar branco é seu conteúdo de vitaminas e minerais e seu baixo índice glicêmico.

Cerca de 1/3 xícara (80 ml) de xarope de bordo puro contém:

  • Cálcio: 7% do IDR
  • Potássio: 6% do IDR
  • Ferro: 7% do IDR
  • Zinco: 28% do IDR
  • Manganês: 165% do IDR

Embora ele forneça uma quantidade razoável de alguns minerais, especialmente manganês e zinco, ele tem muito açúcar. Dessa forma, seu consumo em excesso pode ser prejudicial.

O açúcar e outros alimentos refinados são as principais causas de alguns dos maiores problemas de saúde do mundo. Esses problemas incluem obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Cerca de dois terços (80 ml de 100 ml) do xarope de bordo é composto por sacarose. O um terço restante fornece 60 gramas de açúcar.

Por outro lado, apesar de ser rico em açúcar, o índice glicêmico do xarope de bordo é de cerca de 54, enquanto o do açúcar branco é 65. Isso significa que o consumo do xarope de bordo aumenta o açúcar no sangue mais lentamente do que o açúcar comum, retardando a sensação de fome, sendo uma alternativa mais saudável.

Açúcar é o novo tabaco?

É rico em antioxidantes

Além dessas características do xarope de bordo, ele possui 24 diferentes tipos de antioxidantes, de acordo com estudo. Essas substâncias reduzem o estresse oxidativo, que é responsável por doenças como o câncer.

Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?

Um estudo estimou que a substituição de açúcar refinado na dieta por adoçantes alternativos, como xarope de bordo, aumenta a ingestão total de antioxidantes, tanto quanto a ingestão de uma única porção de nozes.

Compostos ativos do xarope de bordo ajudam a reduzir o crescimento de células cancerígenas e podem retardar a decomposição de carboidratos no trato digestivo.

O problema é que a maioria dos estudos a respeito do xarope de bordo são patrocinados por fabricantes do produto, o que coloca em dúvida a credibilidade dos resultados. Por isso, é recomendável consumir xarope de bordo com moderação, da mesma maneira que o açúcar branco comum.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais