Xenotransplante é o procedimento que envolve o transplante, infusão ou implantação de órgãos de diferentes espécies. O processo de transplantação pode acelerar o tratamento de diversos pacientes em filas de transplante no mundo todo. Há mais de 50 anos essa técnica é estudada e aprimorada pela comunidade médica e científica a fim de garantir a saúde humana.
Os principais estudos nessa linha foram feitos com amostras de tecidos de primatas e suínos.
Em 2021, o doutor Robert Montgomery, do centro médico de NYU Langone Health, liderou uma equipe cirúrgica e completou a primeira cirurgia de xenotransplante do mundo. Esse procedimento durou duas horas e contou com o rim de um porco geneticamente modificado.
O receptor desse rim foi um paciente já morto que foi mantido por respiradores por 54 horas enquanto era observado o funcionamento e a aceitação do órgão. Não houve nenhuma preocupação ou sinal de rejeição do organismo contra o órgão transplantado.
O procedimento realizado em Nova Iorque abriu as portas para novas possibilidades e novos estudos sobre xenotransplantes. Se os estudos permanecerem e as experimentações continuarem mostrando resultados positivos é possível que o xenotransplante seja um grande aliado do tratamento de pessoas nas filas de transplante. Os avanços médicos e científicos poderão, afinal, acabar com “o paradigma de que alguém precisa morrer para outra pessoa sobreviver”.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais