Quem bate um olho pensa que é apenas uma bicicleta comum, mas a Yerka é diferente: ela tem uma trava antifurto feita a partir da própria estrutura da bicicleta. Não entendeu? Partes da bike se desmontam para travá-la em algum local seguro. Para levá-la embora, o ladrão teria que destruir o mesmo objeto que ele cobiça… Não faz muito sentido para ele, não é?
O design é tradicional (só as cores nas rodas chamam atenção) e os criadores asseguram a performance e o conforto. Mas vamos entender melhor o pulo do gato, que é o cadeamento especial. Ele funciona à base de:
Para travar com segurança a Yerka, é preciso desmontar o tubo ou quadro inferior, que se abrirá em dois (uma parte para a lateral, e outra para o lado do pedal). A partir daí é possível desencaixar o selim e seu canote do lugar original – eles entrarão nas aberturas dos canos do tubo inferior que está dividido ao meio. Pronto: a trava está feita!
A bike é feita de aço e de alumínio tratado e pesa 11,5 quilos, menos que uma bike de corrida. A Yerka só pode ser usada na cidade, não é uma mountain bike. Existem três cores disponíveis no momento (preto, rosa e verde).
Esses simpáticos estudantes de engenharia chilenos (na foto: Andrés, Juán e Cristóbal) desde cedo eram interessados nas áreas de robótica, design e tecnologia, sempre inventando soluções. Isso os preparou para a criação desse projeto, que envolvia conhecimento da tecnologia de corte a laser, máquina de torno, impressoras 3D, metalurgia e soldagem.
Institutos também colaboraram para impulsionar o projeto, o que o ajudou a ganhar prêmios regionais e dentro da universidade. O grupo foi finalista na última edição do Fórum Mundial de Empreendedorismo Jovem, sediada em Santiago, Chile.
O time também cresceu desde então. Somaram-se a ele Micaela, designer tridimensional e Cristián, empresário, expert em desenvolvimento bluetooth e cofundador da Companhia Telefônica Azumi, presente na América Latina.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais