Yin yoga é um estilo de yoga que tem como objetivo melhorar o conhecimento corporal do indivíduo. Essa modalidade se baseia na filosofia chinesa das forças complementares yin yang, onde o yin é uma energia calma, devagar e passiva, e yang é agitada, rápida e ativa. Ao contrário da yoga yang, que tem movimentos mais dinâmicos e ativos, a yin foca na natureza meditativa e calma.
Os alvos da yin yoga são os tecidos conjuntivos profundos do corpo humano, como os ligamentos, as juntas, os ossos e a fáscia. Ao fazer o treinamento, é possível se manter em uma posição por mais de cinco minutos, com a intenção de tentar conhecer o prórpio corpo mais profundamente. O tempo gasto com esses exercícios é essencial para dar espaço e conectar a mente às sensações físicas.
Instrutores de yin yoga costumam comparar os benefícios da prática aos efeitos do tratamento de acupuntura. Além dos resultados benéficos à saúde física, a modalidade trabalha com respostas concretas para a saúde mental. Assim, funciona como uma maneira de diminuir o estresse e a ansiedade.
O treino diário de yin yoga é efetivo quando se trata do aumento de flexibilidade no corpo e da liberação de tensão em áreas específicas. Para conseguir chegar a esse resultado, é preciso uma fascia elástica e juntas móveis, que podem ser alcançadas com dois minutos de alongamento de yoga.
Alguns estudos conseguiram provar que yin yoga tem grande poder para diminuir o estresse,ansiedade, e depressão. Uma pesquisa realizada em 2018 procurou saber os efeitos de um programa de cinco semanas de yin yoga acompanhada de psicoterapia e mindfulness. Os resultados mostraram que o grupo que realizou os exercícios de yoga teve uma redução significativa de riscos psicológicos relacionados à depressão, insônia e ansiedade.
É essencial que se foque na respiração durante cada uma das poses da yin yoga. Desta maneira, será possível que os tecidos e ligamentos internos consigam “respirar”, ou seja, fiquem menos rígidos. Toda essa atividade melhora a circulação de sangue pelo organismo.
Outros efeitos da prática de yin yoga são a sensação de calma, alongamento do tecido conjuntivo causando menos rigidez, melhora no sono, relaxamento e melhora no foco.
A melhor opção para quem pretende começar a praticar yoga é dar início aos treinos de yin yoga. Isso porque a modalidade apresenta exercícios mais leves e uma melhora significativa no equilíbrio corporal, o que faz com que o corpo consiga lidar com exercícios mais pesados no futuro.
Pessoas que têm recomendações médicas para não fazer esforço, e ainda sim querem continuar ativos, podem encontrar grandes resultados na prática de yin yoga. Mas é necessário que um profissional da área confirme se essa é a melhor opção de atividade física para o quadro.
Quem sofre diariamente com o estresse e o excesso de informações pode encontrar alívio na prática de yin yoga.
Para poder começar os exercícios de yin yoga é preciso buscar profissionais da área que irão prestar apoio sobre a segurança da técnica. Logo de início, é recomendado entrar em contato com instrutores de yoga. Algumas pessoas podem optar por aulas particulares ou em grupos, enquanto outras também conseguem praticar dentro de casa com um professor a distância ou cursos on-line.
Certos estúdios que oferecem aulas de yin yoga podem fornecer os equipamentos corretos usados nos treinos. Um dos equipamentos mais importantes para o treinamento são os tapetes de yoga. Disponíveis em qualquer loja de esportes, os tapetes tem como objetivo proporcionar conforto na hora de se posicionar. Desta forma, a pessoa não irá se machucar ao realizar uma posição deitada no chão. Para facilitar algumas posições, também é possível usar travesseiros como apoio do corpo.
Ao sentar no chão, ou em cima do tapete de yoga, coloque as solas dos pés juntas e separe elas do resto do corpo. Dessa maneira será possível criar um espaço entre o calcanhar e a pélvis. Com bastante cuidado, curve as costas e deite a cabeça nos pés. As mãos precisam estar na cabeça, enquanto os cotovelos se apoiam no chão. Recomenda-se passar de três a cinco minutos nesta posição.
Com uma toalha sobre os joelhos, sente-se em cima das pernas com o corpo virado para a frente. Deite a cabeça no chão, enquanto apoia o torso em cima da coxa. As mãos precisam estar jogadas ao lado do corpo em contato com o tapete. Segure a posição por aproximadamente três a quatro minutos.
Abra as pernas em cima do tapete de yoga, com uma delas esticada na direção oposta à parte frontal do corpo. A outra perna precisa estar dobrada na mesma direção que o rosto segue, para frente, enquanto a postura se mantém ereta e as mãos se apoiam no chão. Segure a posição por cinco minutos.
Completamente deitado no chão, com as costas encostando no tapete, estique os braços e as pernas. Os membros do corpo precisam estar espalhados em direções diferentes, como um corpo jogado ao chão. Dessa maneira ele será capaz de relaxar as tensões musculares. Mantenha-se nessa postura por dez minutos.
Ainda com o corpo deitado no chão, com as costas apoiadas no tapete, junte as pernas uma do lado da outra. Levante um dos pés e o posicione em cima da outra perna. Levemente dobre a coluna para o mesmo lado da perna que ainda está no chão, e junte os braços em cima da cabeça. Recomenda-se dez minutos nesta posição.
Desta vez, sente-se com as pernas esticadas para a frente e gentilmente incline a coluna na direção dos dedos. Se houver alguma dificuldade em manter a cabeça apoiada nas pernas, use um travesseiro ou almofada como apoio, ou uma toalha para se sentar e elevar o quadril. As mãos devem permanecer coladas ao corpo no chão. Sugere-se 4 a 5 minutos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais