Confira o que é, como é usada e os benefícios da fruta yuzu
Yuzu é uma fruta cítrica do leste asiático, comumente encontrada no Japão, embora tenha sido originada na China há mais de mil anos. Acredita-se que ela seja uma espécie híbrida, resultando do cruzamento entre a tangerina (Citrus reticulata) e Ichang papeda (Citrus ichangensis) — uma fruta chinesa com flores com aroma de limão.
Caracterizado pela casca irregular amarelo dourada, sementes grandes e polpa carnuda, o yuzu é a mais resistente ao frio de todas as frutas cítricas, capaz de crescer em grandes altitudes e temperaturas acima de zero. Ela foi introduzida ao Japão há mais de mil anos e hoje possui um grande papel na culinária local, sendo utilizada na produção de molhos, sobremesas, bebidas e outros pratos típicos japoneses.
O seu gosto é semelhante a uma combinação entre um limão e uma toranja, sendo descrito como ácido e azedo — forte demais para a fruta ser consumida em sua forma in natura. Entretanto, muitos especulam que o sabor do yuzu é relativamente distinto ao limão, com notas herbais e florais além de acidez.
Perfil nutricional
Uma porção de 100 gramas de yuzu possui, aproximadamente:
- 53 calorias;
- Carboidratos: 13,3 gramas;
- Proteína: 0,8 gramas;
- Gordura: 0,3 gramas;
- Fibra: 1,8 gramas;
- Vitamina C: 59% dos valores diários recomendados;
- Vitamina A: 31% dos valores diários recomendados;
- Tiamina: 5% dos valores diários recomendados;
- Vitamina B6: 5% dos valores diários recomendados;
- Vitamina B5: 4% dos valores diários recomendados;
- Cobre: 5% dos valores diários recomendados.
Além disso, a fruta também possui uma pequena quantidade de magnésio, ferro, zinco, cálcio, riboflavina, niacina e vitamina E.
Quais são os benefícios do yuzu à saúde
Rico em antioxidantes
Os antioxidantes são compostos capazes de neutralizar a ação de radicais livres — moléculas reativas que podem causar danos em células sadias e, em excesso, causar o estresse oxidativo. O maior proveniente de antioxidantes do yuzu é a vitamina C, que ajuda a manter a saúde da pele e apoia o sistema imunológico.
Entretanto, outras fontes de antioxidantes na fruta derivam de seu conteúdo em carotenoides e flavonoides.
De acordo com uma pesquisa em tubos de ensaio, o limoneno, presente na casca do yuzu age como antioxidante e ajuda na redução da inflamação. Acredita-se que esse composto pode possuir uma ação benéfica principalmente no tratamento de asma.
Saúde cardiovascular
Um estudo de 2015 comprovou que o extrato do yuzu pode agir como um anticoagulante. Desse modo, especialistas acreditam que o seu consumo pode ser benéfico para pessoas que possuem maiores riscos para ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Essa propriedade se dá ao conteúdo de dois flavonoides específicos encontrados na fruta — hesperidina e naringina.
Adicionalmente, um outro estudo, realizado em ratos de laboratório, comprovou a eficácia do extrato da fruta na diminuição de triglicerídeos no sangue dos animais. Entretanto, outras pesquisas devem ser feitas para comprovar efeitos similares em seres humanos.
Efeito calmante
O óleo essencial de yuzu é estudado por seus possíveis efeitos calmantes — acredita-se que a sua inalação através da aromaterapia pode diminuir a frequência cardíaca, reduzir a ansiedade e melhorar os sintomas pré-menstruais. (1, 2)
Saúde do cérebro
Em geral, o yuzu é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para manter a saúde cerebral. Porém, além disso, uma pesquisa comprovou que a ingestão prolongada de extrato de yuzu melhorou a função cerebral e o controle do açúcar no sangue de ratos de laboratório.
Similarmente, outros estudos já comprovaram o efeito de frutas cítricas na prevenção do declínio cognitivo.