A zeaxantina, junto com seu par luteína, é um carotenoide importante para a saúde dos olhos. Esses dois antioxidantes são responsáveis por dar cor a alimentos como pimentão e uva. Ambas são antioxidantes potentes e oferecem uma gama de benefícios à saúde. A luteína e a zeaxantina defendem o organismo contra moléculas instáveis chamadas radicais livres.
Esses compostos protegem as proteínas, gorduras e DNA do organismo dos radicais livres, além de ajudar a reciclar a glutationa, outro antioxidante importante. Outros efeitos pouco comentados da ação conjunta da luteína e zeaxantina é a redução do colesterol LDL “ruim” e consequentemente diminuição do risco de doenças cardíacas.
A luteína e a zeaxantina se acumulam na retina, particularmente na região da mácula e atuam como antioxidantes importantes nessa área, protegendo os olhos dos radicais livres prejudiciais. A luteína e a zeaxantina também atuam como protetor solar natural, absorvendo o excesso de luz. Elas são famosas por protegerem os olhos da luz azul, prevenindo a degeneração macular relacionada à idade. Outras doenças que podem ser prevenidas com luteína e zeaxantina são catarata, retinopatia diabética, descolamento de olho e uveíte (um tipo de inflamação ocular).
Um estudo em animais de duas semanas mostrou que os ratos que receberam 0,4% de dietas enriquecidas com luteína e zeaxantina tiveram menos inflamação da pele induzida por UVB do que aqueles que receberam apenas 0,04% desses carotenoides.
Outro estudo em 46 pessoas com pele seca de leve a moderada descobriu que aquelas que receberam 10 mg de luteína e 2 mg de zeaxantina melhoraram significativamente o tom de pele, em comparação com o grupo de controle.
Entretanto, em excesso, a luteína e a zeaxantina podem tornar a pele amarelada.
Alguns médicos recomendam que pessoas acima de 50 anos suplementem luteína e zeaxantina como forma de prevenir a perda visual ou doenças oculares. Esses suplementos geralmente são provenientes de flores de calêndula e misturados com ceras, mas também podem ser feitos sinteticamente. A ingestão recomendada é de 10 mg de luteína e 2 mg de zeaxantina.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais