Conheça algumas possíveis causas do zumbido no ouvido
O zumbido no ouvido é um problema comum, afetando cerca de 15% a 20% da população, sendo mais comum em adultos. Os barulhos escutados podem depender da pessoa, caracterizados pelo próprio zumbido, apitos, chiados ou assobios.
Em geral, ele não possui fontes externas de barulho e é único para a pessoa com a condição — podendo soar apenas de um ouvido, ambos, de dentro da cabeça ou à distância. No entanto, o zumbido no ouvido não é uma doença, e sim um sintoma de outras possíveis condições médicas.
Dependendo de suas causas, o zumbido pode ser constante, intermitente, alto ou baixo. Em alguns casos mais severos, o zumbido no ouvido pode impactar a vida do paciente, sendo alto o suficiente para interferir com a habilidade de concentração ou com a própria audição.
Normalmente, o som é passageiro. Em casos onde ele dura mais de seis meses é considerado crônico e pode indicar outras condições mais graves.
Causas
Ondas sonoras entram pelo canal auditivo e chegam ao tímpano, que vibra e transfere essas vibrações para os ossos encontrados no meio da orelha. Esses ossos, então, ampliam as vibrações e transferem-nas para a cóclea, que converte as ondas sonoras em sinais elétricos que são processados pelo cérebro.
Quando as células presentes na cóclea são danificadas, os circuitos do cérebro não recebem os sinais que estavam esperando, o que estimula uma atividade anormal dos neurônios — que é traduzida pela ilusão de som ou o zumbido no ouvido.
Contudo, em geral, especialistas não sabem a causa exata do zumbido no ouvido. Ele é um sintoma de cerca de 75% de todos os distúrbios que afetam as orelhas, podendo ter diversas causas diferentes, como:
- Perda de audição recorrente ao envelhecimento
- Exposição a barulhos altos ou à explosões — o zumbido no ouvido é comum em pessoas que trabalham em ambientes barulhentos e também ocorre após shows musicais
- Estresse
- Doença de Ménière
- Otosclerose
- Cera de ouvido excessiva
- Objetivos alojados na orelha — que causam o possível rompimento dos tímpanos
- Alergias — as alergias podem afetar a trompa de eustáquio, que conecta o ouvido médio e a parte de trás do nariz
- Efeitos de alguns tipos de medicamentos, como a aspirina
Diagnóstico
Por não ser uma doença, o zumbido no ouvido não possui um diagnóstico. Ao ser comunicado para especialistas da área de saúde, diversos testes e exames podem ser utilizados para entender a possível causa do som.
Alguns desses métodos incluem:
- Análise do histórico médico do paciente
- Exame físico
- Teste auditivo
Tratamento
O tratamento do zumbido no ouvido varia de acordo com a causa do sintoma. Em casos de perda de audição, por exemplo, o uso de aparelhos auditivos pode ser recomendado.
Entretanto, em geral, o zumbido no ouvido é um sintoma passageiro que não possui um tratamento severo e prolongado, uma vez que desaparece com o tempo. Confira tratamentos caseiros que podem aliviar o incômodo:
- Métodos de relaxamento, como yoga ou meditação
- Melhorar a qualidade do sono
- Evitar lugares barulhentos ou situações estressantes
Quando mais duradouro, ou em casos de zumbido crônico, o tratamento e diagnóstico deve ser feito por especialistas da área de saúde.