Criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega à quarta edição e oferece gratuitamente ao público paulistano, de 19 a 29 de março, a oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e aprofundamento de questões ambientais.
Com apoio público e privado, a mostra também marca uma parceria cultural entre Brasil e França, com o envolvimento do país europeu em pelo menos 11 obras. Também traz como um dos destaques a pré-estreia do documentário indicado ao Oscar “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
A mostra gratuita conta com 65 títulos de 23 países, sendo 42 longas, cinco médias e catorze curtas. As produções abordam questões como a matriz enérgica e o esgotamento de recursos naturais; modificação genética extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para ao meio ambiente; urbanismo e a vida nas grandes cidades.
A programação é dividida de seis maneiras: “Mostra Contemporânea Internacional”, “Competição Latino Americana”, “Panorama Histórico”, “Homenagem a Jorge Bodanzky”, “Mostra Escola” e “Circuito Universitário” – as duas últimas acontecem exclusivamente nas instituições educacionais que procurarem pelo evento.
Desde sua primeira edição, em 2012, o Ecofalante já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates. Além da mostra principal, que acontece na capital paulista, uma versão pocket da programação rodará por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre, levando a reflexão e o debate a vários espaços.
Visite o site oficial para saber mais sobre os filmes participantes e toda a estrutura do evento.
Evento: 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Data: 19 a 29 de Março;
Preço: entrada gratuita (exceto no CCSP, que cobra uma taxa de manutenção de R$ 1 por pessoa);
Locais:
• Reserva Cultural
Endereço: Av. Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000 (Próximo à estação Trianon-Masp do metrô)
• Caixa Belas Artes
Endereço: R. da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP, 01301-100 – (Próximo à estação Paulista do metrô)
• Centro Cultural de São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000(Próximo às estações Vergueiro e Paraíso)
• Cine Olido
Endereço: Avenida São João, 473 – Centro, São Paulo – SP, 01035-000 (Próximo às estações São Bento e República)
• Cinemateca Brasileira
Endereço: : Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04021-070
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais