Massagem milenar desenvolvida na Ayurveda que utiliza óleos aquecidos tem benefícios comprovados pela ciência
Abhyanga é uma técnica milenar da Ayurveda que consiste em fazer massagem utilizando óleos vegetais aquecidos. O óleo é aplicado em todo o corpo, desde o couro cabeludo até a planta dos pés. Estudos confirmam que a massagem abhyanga apresenta benefícios para a saúde. Confira uma seleção de benefícios feita pela revista Healthline e outros estudos a respeito:
Reduz o estresse
Um estudo mostrou que a massagem abhyanga pode reduzir os níveis de estresse subjetivo e a frequência cardíaca. Embora novos estudos maiores sejam necessários para entender como o abhyanga reduz o estresse, outras pesquisas encontraram benefícios semelhantes.
Um estudo examinou como a massagem rítmica com óleo influenciou o sistema nervoso autônomo em 44 mulheres saudáveis. O resultado mostrou que a prática estimula a variabilidade da frequência cardíaca em longo prazo, um sinal de relaxamento.
Melhora dor e depressão em quadros de fibromialgia
A fibromialgia é uma doença crônica e reumatológica que causa dor generalizada pelo corpo, sendo capaz de indispor a pessoa de qualquer atividade, até mesmo do simples ato de dormir, pois as dores chegam a ser insuportáveis. Ainda não se sabe o que pode causar essa doença e se ela pode ser tratada. Mas um estudo mostrou que a abhyanga pode ser uma técnica complementar importante no tratamento da fibromialgia, tendo levado a uma redução significativa da dor, melhora na qualidade de vida e depressão.
Baixa a pressão sanguínea
Um estudo revelou que a pressão arterial em pessoas com hipertensão diminui após a abhyanga. Isso pode estar relacionado ao modo como a massagem afeta o sistema circulatório. Durante uma massagem clássica, os vasos sanguíneos se expandem. Isso acelera o fluxo sanguíneo e reduz a resistência nas artérias, o que ajuda a melhorar a pressão arterial.
Melhora a saúde da pele
De acordo com os praticantes de abhyanga, uma a pele saudável é o principal benefício da massagem. O óleo é usado para nutrir a pele, o que supostamente melhora sua aparência geral. Acredita-se que os movimentos de massagem:
- aumentam o fluxo sanguíneo da pele
- reduzem o aparecimento de rugas, celulite e cicatrizes
- melhoraram a suavidade da pele
- diminuem a hiperpigmentação
Um estudo mostrou que fazer massagem facial aumenta o fluxo sanguíneo da pele. Outro estudo descobriu que a massagem também ajuda a reduzir a aparência e a espessura de cicatrizes.
Reduz a rigidez muscular
Um estudo descobriu que fazer massagem no tornozelo melhora a flexibilidade da articulação. Da mesma forma, outra pesquisa revelou que fazer automassagem antes do alongamento melhora a amplitude de movimento na parte inferior das pernas.
Promove a drenagem linfática
A drenagem linfática é um benefício comprovado de qualquer tipo de massagem. Embora os cientistas não tenham examinado explicitamente como a abhyanga influencia o fluxo linfático, seus adeptos defendem que a prática é benéfica.
O sistema linfático remove os resíduos do corpo. Se você passar por uma cirurgia ou por uma doença, o fluido do sistema linfático pode se acumular e causar inchaço ou linfedema.
A massagem pode melhorar o linfedema, estimulando a drenagem linfática. A pressão física expande os vasos linfáticos, o que promove o fluxo linfático.
A massagem tem sido usada para reduzir o linfedema após cirurgia, lesão ou radioterapia.
Outros benefícios
- melhora a visão
- aumenta a energia e o estado de alerta
- aumenta a força física
- atrasa mudanças relacionadas à idade
Como fazer automassagem abhyanga
Receber abhyanga de um massagista treinado pode ser uma experiência relaxante. No entanto, também é possível desfrutar da abhyanga como uma automassagem. Isso permite que você aproveite a massagem sempre que for conveniente para você. Para isso:
Despeje 1/2 xícara de óleo em um frasco de vidro e coloque em uma panela com água quente até que o óleo aqueça. Em seguida, aplique o óleo em todo o corpo, incluindo o topo da cabeça.
Massageie o couro cabeludo com movimentos circulares. Continue na testa, orelhas, bochechas e mandíbulas.
Massageie o peito e o abdômen em movimentos circulares e no sentido horário. Em seu tronco, massageie para dentro ao longo de suas costelas.
Realize o mesmo procedimento nas costas, bunda, braços, pernas, articulações, pés, dedos e as solas dos pés. Relaxe por dez minutos para permitir que sua pele absorva o óleo. Em seguida, tome um banho quente para remover o excesso de óleo.
Óleos para usar na abhyanga
O melhor óleo para abhyanga depende do seu “dosha” ou tipo de corpo. No Ayurveda, existem três doshas que determinam quais óleos você precisa para estimular o equilíbrio e a saúde.
Aqui está uma visão geral dos doshas, junto com suas qualidades de pele e óleos recomendados:
- Vata (pele seca). Use óleos pesados como óleo de amêndoa, gergelim ou abacate.
- Pitta (pele sensível ou superaquecida). Aplique um óleo neutro como óleo de girassol.
- Kapha (pele oleosa). Use um óleo leve, como cártamo, amêndoa doce ou óleo de linhaça. Normalmente é necessário menos óleo para kapha.
Cada óleo carreador pode ser usado sozinho ou misturado com outro óleo.
Como fazer óleo com infusão de ervas para massagem
Outra opção é infundir ervas em seu óleo veicula . Acredita-se que os óleos com infusão de ervas proporcionam benefícios adicionais. Ervas populares usadas em óleos de abhyanga incluem:
- hissopo de água
- cúrcuma
- raiz de lótus
- manjericão
- cravo
Para infundir seu próprio óleo:
- Aqueça 1 xícara de óleo carreador em uma panela pequena.
- Adicione as ervas. Misture e retire do fogo.
- Tampe a panela. Deixe descansar por 24 horas.
- Coe as ervas com uma gaze.
- Guarde em um recipiente hermético.