Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Acordar cansado após dormir uma noite inteira é normal?

Diversos fatores podem influenciar o sono, como as horas descansadas, atividades durante o dia e até a alimentação. Porém, acordar cansado mesmo após manter uma higiene do sono regular pode ser um empecilho no dia a dia e indicar condições de saúde mais sérias. 

De acordo com um estudo realizado em 2015, acordar cansado se deve a um estado elevado de inércia do sono — um ciclo circadiano que afeta o estado de alerta ao despertar entre outras funções do corpo. Os efeitos dessa inércia do sono geralmente passam após 15 minutos ou uma hora depois de acordar — ocorrendo naturalmente ou com ajuda da cafeína, banho ou outros agentes energéticos. 

Entretanto, uma fadiga persistente e que se prolonga durante o resto do dia, principalmente após uma noite de sono adequada, pode sinalizar um hábito de sono subjacente ou condição de saúde. (1)

Efeitos da inércia do sono 

Os efeitos da inércia do sono contam incluem: 

  • Sonolência;
  • Desorientação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade em realizar tarefas motoras;
  • Dificuldade em tomar decisões;

Embora muitas vezes vista como causa do cansaço ao acordar, pouco se sabe sobre a inércia do sono — as suas próprias causas, aliás, são desconhecidas à comunidade médica. 

Causas 

Mas, afinal, o que pode causar cansaço após acordar? Confira: 

Fatores dietéticos e escolhas de vida 

A maioria das práticas que fazemos enquanto acordados podem influenciar positivamente ou negativamente o sono. O consumo de alguns alimentos, bebidas e até o cigarro podem ser prejudiciais para o ato. Algumas dessas práticas que podem te fazer acordar cansado incluem: 

  • Estilo de vida sedentário: quando se é sedentário, o corpo se acostuma a gastar baixos níveis de energia. Isso pode resultar no cansaço excessivo durante atividades normais, aumento da inércia do sono e até insônia. 
  • Consumo de cafeína à noite: o corpo leva até seis horas para digerir a cafeína ingerida. Desse modo, tomar café até seis horas antes de dormir pode resultar em uma qualidade de sono ruim, que consequentemente resulta no cansaço ao acordar. 
  • Consumo de álcool: apesar de ser um sedativo, o álcool pode aumentar as chances de desenvolvimento de apneia do sono. 
  • Alimentação: consumir alimentos ricos, gordurosos ou picantes antes de dormir afeta o sistema digestivo, que consequentemente perturba o ciclo do sono. 
“Efeito relaxante do álcool” é uma crença errônea de origem vitoriana e eduardiana, sugere estudo

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono podem tanto afetar a qualidade do sono quanto aumentar a inércia do sono. Alguns distúrbios comuns incluem: 

Desidratação

Mais de 50% do corpo humano é composto por água. O elemento é essencial para inúmeras funções do organismo, podendo afetar os níveis de cansaço e a inércia do sono.

A desidratação já foi associada à diminuição do estado de alerta e aumento da sonolência e fadiga. Para evitar esses e outros sintomas da condição é necessário consumir o valor apropriado de água diariamente. O consumo diário de água necessário para mulheres é de aproximadamente 2,7 litros, enquanto o de homens é de 3,7 litros.

Sono inconsistente

O sono inconsistente também pode fazer com que você acorde cansado. Manter uma rotina consistente durante toda a semana, incluindo durante os finais de semana é essencial para uma a higiene do sono boa. 

Anemia

A anemia, assim como a desidratação, é uma condição que pode resultar na sonolência e no cansaço, seja referente à inércia do sono ou ao longo do dia. Outros sintomas da condição incluem:

  • Fraqueza;
  • Tontura ou vertigem;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;

Transtornos mentais

A ansiedade e a depressão são alguns dos transtornos mentais que podem afetar negativamente o sono, aumentando os riscos de acordar cansado. Ambas essas condições podem ser energeticamente desgastantes, promovendo o aumento da inércia do sono e comprometendo os níveis de energia durante a noite. 

Além disso, o uso de alguns medicamentos também podem afetar a qualidade do sono. 

privacao-do-sono
Imagem editada e redimensionada de Shane, está disponível no Unsplash

Síndrome da fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica, também conhecida como encefalomielite miálgica, é uma condição caracterizada pelo cansaço extremo que não melhora com o sono. Apesar de não ter cura, os seus sintomas, inclusive os que estão relacionados ao excesso de sono, podem ser tratados. 

Outras condições

Diversas outras condições de saúde, como a diabetes ou a tireoide hipoativa possuem sintomas relacionados com a sonolência. Porém, acordar cansado é apenas um dos diversos sintomas e riscos derivados dessas condições mais sérias que devem ser diagnosticadas por profissionais da saúde. 

O que fazer? 

Condições de saúde e transtornos mentais devem ser tratados com profissionais de cada área, que tratarão dos sintomas, incluindo o cansaço ao acordar. Por outro lado, outras possíveis causas desse sintoma característico podem ser aliviadas com mudanças de rotina. 

Quer saber como dormir melhor? Siga as nossas dicas na matéria: 

como-dormir-melhor
Como dormir melhor: 8 dicas para um bom sono

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais