Diversos fatores podem influenciar o sono, como as horas descansadas, atividades durante o dia e até a alimentação. Porém, acordar cansado mesmo após manter uma higiene do sono regular pode ser um empecilho no dia a dia e indicar condições de saúde mais sérias.
De acordo com um estudo realizado em 2015, acordar cansado se deve a um estado elevado de inércia do sono — um ciclo circadiano que afeta o estado de alerta ao despertar entre outras funções do corpo. Os efeitos dessa inércia do sono geralmente passam após 15 minutos ou uma hora depois de acordar — ocorrendo naturalmente ou com ajuda da cafeína, banho ou outros agentes energéticos.
Entretanto, uma fadiga persistente e que se prolonga durante o resto do dia, principalmente após uma noite de sono adequada, pode sinalizar um hábito de sono subjacente ou condição de saúde. (1)
Os efeitos da inércia do sono contam incluem:
Embora muitas vezes vista como causa do cansaço ao acordar, pouco se sabe sobre a inércia do sono — as suas próprias causas, aliás, são desconhecidas à comunidade médica.
Mas, afinal, o que pode causar cansaço após acordar? Confira:
A maioria das práticas que fazemos enquanto acordados podem influenciar positivamente ou negativamente o sono. O consumo de alguns alimentos, bebidas e até o cigarro podem ser prejudiciais para o ato. Algumas dessas práticas que podem te fazer acordar cansado incluem:
Os distúrbios do sono podem tanto afetar a qualidade do sono quanto aumentar a inércia do sono. Alguns distúrbios comuns incluem:
Mais de 50% do corpo humano é composto por água. O elemento é essencial para inúmeras funções do organismo, podendo afetar os níveis de cansaço e a inércia do sono.
A desidratação já foi associada à diminuição do estado de alerta e aumento da sonolência e fadiga. Para evitar esses e outros sintomas da condição é necessário consumir o valor apropriado de água diariamente. O consumo diário de água necessário para mulheres é de aproximadamente 2,7 litros, enquanto o de homens é de 3,7 litros.
O sono inconsistente também pode fazer com que você acorde cansado. Manter uma rotina consistente durante toda a semana, incluindo durante os finais de semana é essencial para uma a higiene do sono boa.
A anemia, assim como a desidratação, é uma condição que pode resultar na sonolência e no cansaço, seja referente à inércia do sono ou ao longo do dia. Outros sintomas da condição incluem:
A ansiedade e a depressão são alguns dos transtornos mentais que podem afetar negativamente o sono, aumentando os riscos de acordar cansado. Ambas essas condições podem ser energeticamente desgastantes, promovendo o aumento da inércia do sono e comprometendo os níveis de energia durante a noite.
Além disso, o uso de alguns medicamentos também podem afetar a qualidade do sono.
A síndrome da fadiga crônica, também conhecida como encefalomielite miálgica, é uma condição caracterizada pelo cansaço extremo que não melhora com o sono. Apesar de não ter cura, os seus sintomas, inclusive os que estão relacionados ao excesso de sono, podem ser tratados.
Diversas outras condições de saúde, como a diabetes ou a tireoide hipoativa possuem sintomas relacionados com a sonolência. Porém, acordar cansado é apenas um dos diversos sintomas e riscos derivados dessas condições mais sérias que devem ser diagnosticadas por profissionais da saúde.
Condições de saúde e transtornos mentais devem ser tratados com profissionais de cada área, que tratarão dos sintomas, incluindo o cansaço ao acordar. Por outro lado, outras possíveis causas desse sintoma característico podem ser aliviadas com mudanças de rotina.
Quer saber como dormir melhor? Siga as nossas dicas na matéria:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais