Gases são essenciais para que nós nos mantenhamos vivos, já que o oxigênio é um deles. Alguns deles podem facilitar nossas vidas, provendo fogo para preparar alimentos e aquecendo lares, mas outros podem provocar poluição e até a morte. Por isso, é sempre bom estar atento às quantidade de gases presentes na sua casa, principalmente porque não podemos vê-los e muitas vezes, acabamos esquecendo dos riscos envolvidos. Confira algumas dicas para saber algumas precauções para tomar no caso de vazamento de gás de cozinha e como evitar.
Para te dar noção do perigo, o apelido desse gás é “matador silencioso”, já que o gás, quando inalado, acaba formando um composto mais estável com a hemoglobina do que com o oxigênio, podendo levar à morte por asfixia. Existem detectores de monóxido de carbono que, ao aferirem níveis elevados do gás, começam a disparar. É muito interessante e seguro obter um desses. Não se esqueça de verificar de três em três meses se o produto está funcionando.
O gás por si só não apresenta odor só que, as empresas que fornecem o produto, adicionam um composto químico orgânico a ele para lhe conferir um aroma que alerte os consumidores se houver algo errado. Caso você sinta um cheiro estranho, escute algum tipo de assobio ou observe tubos de gases ou eletrodomésticos danificados, saia imediatamente de casa com todos que estiverem presentes. Ligue para a empresa da companhia que fornece o gás encanado. Se o caso for grave, chame o corpo de bombeiros.
É um gás invisível, inodoro e incolor resultado do decaimento do urânio na natureza. Isso faz com que ele possa existir em muitos lugares. Nos Estados Unidos, estima-se que cause 20 mil mortes anuais. Se você nunca testou o nível de radônio em sua casa, é interessante contratar os serviços de um profissional.
Fonte: Brightnest
Veja também:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais