Se um dia acordar e sentir um cheiro ruim (que remetem a ovos podres), cuidado!
O caso é muito sério! Você sabia que sentir um cheiro ruim na cozinha como algo podre pode estar relacionado ao vazamento de gás? E vazamentos, como bem se sabe, são extremamente perigosos – podem ocasionar incêndios com altas labaredas num rápido instante. Mas a pergunta que não quer calar é: o que o cheiro de algo em decomposição tem a ver com vazamento de gás?
O gás natural, em si, não possui odor. O cheiro foi implantado no produto exatamente para evitar esse tipo de problema relacionado a vazamentos. As companhias fabricantes do combustível misturam o gás sulfídrico (HS2) ao gás natural para que haja um alerta ao usuário antes que qualquer princípio de incêndio possa ocorrer.
Mas o que fazer para evitar ao máximo problemas relacionados a vazamentos? Bom, dê uma olhada nessas dicas caso esteja preocupado:
- Tente pelo menos uma vez por ano contratar os serviços de um profissional para inspecionar sua casa, incluindo o fogão, o forno e todos os outros eletrodomésticos.
- Limpe ou troque o filtro de ar do seu sistema de aquecimento de ambiente, caso possua um. Caso tenha chaminé, limpe-a regularmente.
- Mantenha o seu fogão limpo. Veja aqui dicas para limpar o seu fogão de forma sustentável.
- Verifique se a chama do seu fogão está azul, e não amarela, pois o azul significa uma ótima proporção de oxigênioe gás. Assim, o combustível é totalmente queimado, evitando também o desperdício de energia. Para manter-se seguro, é importante conhecer também algumas ações que são proibidas:
- O seu fogão não é um aquecedor de ambiente. Nunca use-o para aquecer o espaço.
- Não desregule seu forno ou aquecedor de água.
- Não durma em um espaço com ventilação a gás ou aquecedor a querosene. Se usar um aquecedor a gás, verifique se a ventilação está funcionando perfeitamente.
É importante se prevenir para evitar perigos e seguir as regulamentações para que não ocorra qualquer tipo de incidente.