O curso na Umapaz, no parque Ibirapuera, tem como objetivo ensinar aos participantes como obter renda a partir de resíduos têxteis. Serão abordados temas como confecção de roupas, patchwork (modalidade que une retalhos de tecidos de diferentes formatos), reaproveitamento de peças jeans, confecção de bonecas abayomi, entre outros.
O setor de indústrias têxteis representa cerca de 6% do faturamento industrial brasileiro. Ou seja, é um setor economicamente importante para o Brasil. Por outro lado, este mesmo setor contribui para os impactos negativos ao Meio Ambiente, pois cerca de 10% da produção são resíduos sólidos têxteis (retalhos) gerados nas áreas de corte das confecções. Para exemplificar, na região central de São Paulo, são produzidas 12 toneladas desses resíduos por dia, que, em sua maioria, vai para aterros sanitários e grande parte vai para rios e mares. Além disto, a indústria têxtil utiliza recursos não renováveis e as águas dos oceanos são contaminadas por produtos químicos utilizados nos processos têxteis. Porém, a responsabilidade não é só das indústrias: o consumidor tem um papel importante neste processo, pelo consumo desenfreado. Para que haja diminuição dos impactos ambientais relacionados à indústria têxtil, há necessidade de que o consumo seja sustentável. Neste caso, o papel do consumidor é muito importante neste ciclo têxtil a partir do momento em que ele reaproveita as peças de vestuários e retalhos, para a produção de novas peças.
Módulo 1 – dia 4 de junho de 2019 (aula teórica)
(Professora Dra. Francisca Dantas Mendes)
a. Produção de tecidos
b. Confecção de roupas
c. Resíduos têxteis – panorama
Módulo 2 – 11 de junho de 2019 (aula prática)
(Professora e artesã Renata Avian)
a) Patchwork
Módulo 3 – 18 de junho de 2019 (aula prática)
(Professora e artesã Eliane Terezinha dos Santos Bosio)
a. Confecção de bonecas Abayomi com retalhos de tecidos
b. Confecção de utilidades com retalhos de tecidos
Módulo 4 – 25 de junho de 2019 – (aula prática)
(Professora e designer de moda Luci Hidaka)
a) Reaproveitamento de peças de jeans
Módulo 5 – dia 2 de julho de 2018 – (aula teórica)
a) Noções básicas de empreendedorismo – (Professora e designer de moda Luci Hidaka; e Diretora de criação Lígia Kempfer) – das 9 às 10:30h
b) Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – (Educadora e coordenadora de projetos Giovana Barbosa de Souza) – das 10:30 às 12 horas
Eliane Terezinha dos Santos Bosio. Professora de Artes Industriais (PUCRS), Artes Plásticas (UFRGS), Especialização em Arte terapia e Oficinas Pedagógicas na Educação Especial. Atua há 6 anos na UMAPAZ. Formação como coordenadora e facilitadora em Educação Ambiental e Cultura de Paz.
Francisca Dantas Mendes. Profa. Associada. Vice-coordenadora do Bacharelado Têxtil e Moda. Professora da Pós-graduação Têxtil e Moda. Vice-presidente da CCEX-EACH-USP. Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa NAP-SUSTEXMODA da USP – SUSTEXMODA. EACH – Escola de Artes, Ciências e Humanidades. USP – Universidade de São Paulo. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção.
Giovana Barbosa de Souza. Graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (1993) e Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Monte Serrat. Coordenadora de projetos da Fundação Orsa e voluntária da Aliança pela Infância.
Lígia Kempfer. Empreendedora. Trabalhou como redatora e diretora de criação em grandes agências de publicidade. Realiza projetos de comunicação para empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos em parceria com a designer Luci Hidaka, que também atua de forma independente. Para empresas que estão começando, Lígia contribui com seu pensamento estratégico e seus serviços de criação. Isso inclui a criação do nome, a redação do site, a linguagem da marca e recomendações de como falar com o consumidor. É uma das primeiras publicitárias no país a estudar e compreender o Google Maps como uma ferramenta fundamental na comunicação dos estabelecimentos.
Luci Hidaka. Designer com grande experiência em comunicação digital e branding. É especializada na criação de logos, websites, interfaces e todos os aspectos gráficos da identidade de uma marca. No estúdio Hidaka Upcycling, realiza um trabalho autoral com redesign de roupas, criando moda de forma sustentável e sem gênero.
Renata Avian. Graduação em Comunicação social/Publicidade e Propaganda. Artesã há 12 anos, com experiência em várias técnicas como pintura em tecido, forração em MDF, encadernação, cartonagem. Atualmente se dedica ao Patchwork e Costura Criativa através de especializações com cursos online e literatura sobre a técnica.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais