No momento em que muitas pessoas estão em suas casas pela necessidade de distanciamento social para combater a pandemia do coronavírus, cozinhar e pensar a alimentação tomou papel central no dia a dia. Seja na escolha e preparação dos alimentos ou na necessidade de economizar com as compras, a orientação de especialistas pode ajudar nesse processo.
Uma parceria entre entre o canal do YouTube Panelinha e o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP produziu, em 2016, um curso chamado Comida de Verdade para ensinar a comer de uma forma saudável e econômica. As aulas são compostas por 10 vídeos curtos, de 5 a 13 minutos, com orientações para uso imediato dos alimentos na cozinha. Um conteúdo especial que tem por trás a pesquisa científica sobre nutrição e saúde que é feita na Universidade.
Nos vídeos, a apresentadora Rita Lobo conversa com o professor Carlos Augusto Monteiro, do Departamento de Nutrição da FSP, sobre a importância de consumir alimentos mais naturais e dá sugestões de como deixar o padrão alimentar mais saudável de maneira simples e acessível. As aulas têm como base o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pela equipe do Nupens e publicado pelo Ministério da Saúde.
Confira os vídeos do curso a seguir
Veja também:
- Veganismo é a forma mais efetiva de salvar o planeta, dizem especialistas
- O que é a dieta mediterrânea?
- Estudo da ONU ressalta dietas vantajosas para saúde e meio ambiente
- Valorize sua dieta com 18 dicas simples e realistas para um cotidiano mais saudável
- 11 dicas para uma dieta sem açúcar de sucesso
- O que não comer para emagrecer?
- 21 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
- Especiarias podem te ajudar na tarefa de perder peso
- Peganismo: como surgiu a dieta pegan?