Gigante do setor alimentício quer ampliar seu uso de energias renováveis, reduzir o consumo de água e neutralizar suas emissões
A Danone, uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos e bebidas, anunciou seus planos para reduzir os impactos de suas atividades econômicas sobre o meio ambiente. A empresa tem vários planos para deixar seu modelo de negócios mais sustentável e quer contribuir no combate às mudanças climáticas.
Entre as atividades que tem sido implantadas pela companhia está o projeto Triple Zero, que tem como propósito reduzir e compensar as emissões de carbono, reduzir o consumo de água, utilizar 100% de fontes de energia renováveis e zerar o impacto com resíduos destinados a aterros. Essas atitudes fazem parte do plano de ação da empresa para que suas fábricas adotem estratégias mais sustentáveis até o final de 2021.
Com a implementação do projeto Triple Zero, a Danone quer garantir:
- Redução da coleta de água do sistema público e substituição do recurso por água da chuva, que será coletada e tratada nas áreas administrativas das fábricas para uso em atividades como jardinagem, limpeza das áreas externas e outras;
- Manter melhores índices de uso de água (que já é 25% menor na planta de nutrição especializada);
- Compensar as emissões de carbono remanescentes por meio de créditos de carbono certificados;
- Instalação de painéis solares para gerar aproximadamente 15% da energia elétrica que as fábricas usam anualmente;
- Continuar usando energia de fontes renováveis de baixo impacto certificadas;
- Seguir usando energia térmica de biomassa certificada (10% menor na planta de lácteos e produtos de base vegetal).
Se todos esses resultados forem atingidos, as fábricas de Danone Nutricia (nutrição especializada) e de Lácteos e Produtos de base Vegetal (EDP – Essential Dairy & Plant-Based), em Poços de Caldas – MG, se tornarão as primeiras unidades fabris da marca a colocar em prática todos estes objetivos em conjunto.
Integração Pasto Floresta (IPF)
Outra prática que a Danone está adotando é a Integração Pasto Floresta (IPF) – sistema que une a criação de vaca leiteira em um ambiente com a plantação de árvores frutíferas, nativas e pequenos arbustos. A finalidade desse modelo é recuperar o solo, fixar o nitrogênio e controlar a erosão, além de melhorar o bem-estar do animal por conta do aumento de sombra e insumos orgânicos do sistema IPF para a alimentação animal.
Isso tende a melhorar também a qualidade do leite e diminuir o custo de produção. Esse projeto conta com a parceria do IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que está implantando o modelo em uma fazenda de três hectares em Guaranésia (MG). A ideia é que essa fazenda-escola se torne exemplo para que outros produtores possam colocar em prática o modelo IPF.
Premiação CDP
Além dessas iniciativas, no começo desse ano a Danone integrou a lista de líderes globais que receberam nota A em três quesitos avaliados pela organização de proteção ambiental CDP: clima, floresta e água. A companhia foi uma das 6 empresas no mundo – dentre as mais de 8.000 empresas avaliadas – a conquistar a pontuação “Triplo A” (ou seja, pontuação máxima nos três quesitos avaliados pelo CDP).
O CDP é uma organização não-governamental de escala global que incentiva companhias e governos a combater as mudanças climáticas pela redução de gases do efeito-estufa, proteção de recursos hídricos (utilizando-os de forma consciente) e defesa das florestas contra o desmatamento. O ranking avaliou as empresas em uma escala de desempenho de A a D, em que A era a nota mais alta, em relação à transparência com que cada companhia comunica seus dados e atua nos temas avaliados.
Danone One Planet. One Health
Percebendo a ligação entre a saúde do planeta e das pessoas, a Danone quer estimular escolhas alimentares melhores. A ideia da empresa é que os consumidores façam escolhas que tragam impacto positivo para sua vida, já que cada indivíduo ajuda a construir o mundo por meio de suas escolhas diárias. Por isso, é fundamental que todos os elos da cadeia produtiva sigam esta premissa e adotem práticas que tragam benefícios ao planeta como um todo. É disso que se trata a campanha “Danone One Planet. One Health”.
Segundo a empresa, essas iniciativas estão no DNA da companhia há décadas. “Desde a década de 1970, a Danone tem no seu DNA o que chamamos de “Projeto Duplo”, que estabelece um modelo de negócio que promove o sucesso econômico vinculado ao progresso social. Por isso, reduzir o impacto ao meio ambiente e contribuir no combate as mudanças climáticas são prioridades estratégicas para colocarmos essas ações ainda mais no centro do nosso modelo de negócios”, afirma Ligia Camargo, Head de Sustentabilidade da Danone.