A Danone, uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos e bebidas, anunciou seus planos para reduzir os impactos de suas atividades econômicas sobre o meio ambiente. A empresa tem vários planos para deixar seu modelo de negócios mais sustentável e quer contribuir no combate às mudanças climáticas.
Entre as atividades que tem sido implantadas pela companhia está o projeto Triple Zero, que tem como propósito reduzir e compensar as emissões de carbono, reduzir o consumo de água, utilizar 100% de fontes de energia renováveis e zerar o impacto com resíduos destinados a aterros. Essas atitudes fazem parte do plano de ação da empresa para que suas fábricas adotem estratégias mais sustentáveis até o final de 2021.
Se todos esses resultados forem atingidos, as fábricas de Danone Nutricia (nutrição especializada) e de Lácteos e Produtos de base Vegetal (EDP – Essential Dairy & Plant-Based), em Poços de Caldas – MG, se tornarão as primeiras unidades fabris da marca a colocar em prática todos estes objetivos em conjunto.
Outra prática que a Danone está adotando é a Integração Pasto Floresta (IPF) – sistema que une a criação de vaca leiteira em um ambiente com a plantação de árvores frutíferas, nativas e pequenos arbustos. A finalidade desse modelo é recuperar o solo, fixar o nitrogênio e controlar a erosão, além de melhorar o bem-estar do animal por conta do aumento de sombra e insumos orgânicos do sistema IPF para a alimentação animal.
Isso tende a melhorar também a qualidade do leite e diminuir o custo de produção. Esse projeto conta com a parceria do IPE (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que está implantando o modelo em uma fazenda de três hectares em Guaranésia (MG). A ideia é que essa fazenda-escola se torne exemplo para que outros produtores possam colocar em prática o modelo IPF.
Além dessas iniciativas, no começo desse ano a Danone integrou a lista de líderes globais que receberam nota A em três quesitos avaliados pela organização de proteção ambiental CDP: clima, floresta e água. A companhia foi uma das 6 empresas no mundo – dentre as mais de 8.000 empresas avaliadas – a conquistar a pontuação “Triplo A” (ou seja, pontuação máxima nos três quesitos avaliados pelo CDP).
O CDP é uma organização não-governamental de escala global que incentiva companhias e governos a combater as mudanças climáticas pela redução de gases do efeito-estufa, proteção de recursos hídricos (utilizando-os de forma consciente) e defesa das florestas contra o desmatamento. O ranking avaliou as empresas em uma escala de desempenho de A a D, em que A era a nota mais alta, em relação à transparência com que cada companhia comunica seus dados e atua nos temas avaliados.
Percebendo a ligação entre a saúde do planeta e das pessoas, a Danone quer estimular escolhas alimentares melhores. A ideia da empresa é que os consumidores façam escolhas que tragam impacto positivo para sua vida, já que cada indivíduo ajuda a construir o mundo por meio de suas escolhas diárias. Por isso, é fundamental que todos os elos da cadeia produtiva sigam esta premissa e adotem práticas que tragam benefícios ao planeta como um todo. É disso que se trata a campanha “Danone One Planet. One Health”.
Segundo a empresa, essas iniciativas estão no DNA da companhia há décadas. “Desde a década de 1970, a Danone tem no seu DNA o que chamamos de “Projeto Duplo”, que estabelece um modelo de negócio que promove o sucesso econômico vinculado ao progresso social. Por isso, reduzir o impacto ao meio ambiente e contribuir no combate as mudanças climáticas são prioridades estratégicas para colocarmos essas ações ainda mais no centro do nosso modelo de negócios”, afirma Ligia Camargo, Head de Sustentabilidade da Danone.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais