O problema dos mal educados que jogam lixo nas ruas é recorrente. No Brasil, leis que imputavam multas aos “porcalhões” foram aprovadas em algumas localidades (confira aqui e aqui), mas com pouca efetividade. Mas OgilvyOne Hong Kong em parceria com a ONG de defesa do meio ambiente HK CleanUp fez uma ação que pode render frutos: a publicação de outdoors com retratos de quem polui as ruas.
O caso de Hong Kong não difere muito da maioria das cidades brasileiras: bitucas de cigarro, copos de café e até mesmo preservativos usados são descartados todos os dias nas vias públicas.
A ação em Hong Kong utiliza o DNA dessas pessoas – encontrado no lixo que elas depositaram no chão – para fazer uma reconstituição física.
As imagens foram criadas com a ajuda do SnapshotTM DNA Phenotyping e desenvolvidas em parceria com o laboratório Parabon NanoLabs, dos Estados Unidos. Os pôsteres estão sendo espalhados pela cidade a partir desta semana.
O vídeo abaixo mostra como funciona:
Será que essa ideia é boa e funcionaria em outros lugares do mundo?
Fonte: EcoD
Veja também:
–Prefeitura do Rio vai multar quem jogar lixo na rua. Valor pode chegar a R$ 980
–Comissão no Senado aprova multa para quem jogar lixo em via pública
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais