O uso de enxaguante bucal pode beneficiar a saúde dos dentes e gengivas. Mas os produtos convencionais mercados e farmácias contém álcool e clorexidina, o que faz com que sua experiência de uso não seja das mais agradáveis e ainda pode afetar de forma negativa o esmalte dentário. Além disso, alguns deles são testados em animais. Uma forma de evitar a crueldade animal, o ardor e os aditivos tóxicos, conservantes e corantes artificiais é fazer um enxaguante bucal caseiro e natural. Você economiza, diminui sua produção de resíduos (pois usará embalagens reutilizáveis) e ainda evita as substâncias nocivas.
Existem várias receitas de enxaguante bucal caseiro. Todas elas combinam as propriedades de diversas substâncias naturais e trazem benefícios para a sua saúde bucal, combatendo cáries e gengivite. Uma das receitas mais simples, com bicarbonato de sódio e óleos essenciais de hortelã e melaleuca, combina as propriedades básicas do bicarbonato com as ações bactericida da hortelã e antisséptica da melaleuca (também chamada de tea tree ou árvore-chá).
A hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries, ação que faz com que a erva seja tão comumente utilizada em produtos industrializados para a boca. Ao fazer cosméticos naturais, a vantagem é que você usa o óleo essencial da hortelã, que é natural e livre de química.
Há ainda opções de enxaguante bucal caseiro que levam canela e limão, que são outros três ingredientes bactericidas, que ajudam na limpeza e também combatem o mau hálito e a gengivite. Tanto o limão quanto o bicarbonato têm uma ação forte, então é preciso tomar cuidado com as quantidades e aplicar com moderação. Independente da receita que você for fazer, sempre tome muito cuidado para não engolir as soluções!
Misture todos os ingredientes. Como o bicarbonato tende a se acumular no fundo do frasco, sempre agite antes de usar. Bocheche de duas a três colheres de chá por um minuto ou dois, uma vez por semana.
O vídeo (em inglês) explica a receita.
Misture os ingrediente e guarde em um pote de vidro. Agite antes de usar e faça o bochecho.
Misture todos os ingredientes e agite. Faça um gargarejo com 1 ou 2 colheres de sopa da mistura por um minuto, depois de escovar os dentes. Use no máximo uma vez por dia, para não exagerar na acidez do limão.
Deixe as ervas em infusão de um dia para o outro. Coe a mistura, de preferência usando um pano limpo, e guarde o líquido em um frasco de vidro. Faça o bochecho com uma ou duas colheres de sopa e guarde em geladeira por até uma semana.
Misture na água 20 gotas de óleos essenciais como os de canela, cravo, wintergreen e melaleuca. Agite bem antes de usar e enxágue a boca com um pouco do preparado. Também podem ser usados óleos essenciais de hortelã, alecrim ou qualquer outro com propriedades bactericidas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais