Ervas e especiarias têm uma longa história de uso. Desde a Antiguidade, elas já faziam parte do preparo de alimentos, de medicamentos e, em algumas religiões, eram o instrumento para “limpeza espiritual”. Com o passar do tempo, também foram sendo usadas como desinfetantes, aromatizantes e até objetos de decoração. Por exemplo: ervas como orégano, alecrim e tomilho eram dispersas no chão em ocasiões festivas, como casamentos. Enquanto os convidados andavam e dançavam sobre as ervas, essas liberavam suas fragrâncias sobre o ar – bem mais romântico do que aqueles aromatizantes de ligar na tomada, não é mesmo?
Ervas como hissopo e arruda, considerados desinfetantes, eram dispersas ao redor de ambientes de risco para manter doenças sob controle. Ervas e especiarias também são usadas para auxiliar no controle do peso. Hoje, enquanto é muito mais comum usar produtos de limpeza repletos de químicos nocivos, há pessoas fazendo seus próprios produtos de limpeza “verdes”, usando ingredientes como óleo essencial e especiarias, que limpam bem e deixam um aroma mais natural no ambiente.
O segredo para fazer o seus próprios produtos de limpeza está no conhecimento dos seus ingredientes. Fazer produtos de limpeza não é algo assustador como parece, não é difícil, não consome muito do seu tempo, e os resultados realmente funcionam. Essa pode ser uma saída econômica, pois, geralmente, os produtos de limpeza disponíveis no mercado são caros e possuem muitos produtos químicos tóxicos; assim, além de economizar dinheiro, você também terá benefícios à sua saúde, evitando agentes como triclosan, cocamida DEA, tolueno(metilbenzeno) e lauril sulfato de sódio.
Ervas são folhas de plantas. As principais ervas são: manjericão, orégano, cebolinha, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã, tomilho. Geralmente são utilizadas frescas, pois o cozimento reduz o seu aroma.
Especiarias são produtos de origem vegetal como sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. As especiarias também são utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados. As principais especiarias são pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, anis estrelado, baunilha, cardamomo, gengibre, coentro, pimenta malagueta, mostarda em grão, açafrão, pimenta-da-jamaica.
Veja abaixo algumas receitas para fazer produtos de limpeza com ervas e especiarias:
Misture no liquidificador 1/4 de xícara de folha de hortelã, uma xícara de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de sal. Polvilhe em sua pia, adicione um pouco de água e esfregue.
Misture em um frasco com borrifador dois copos de erva-cidreira cozida e coada e 1/2 xícara de vinagre. Aplique na janela, em seguida, seque com jornal velho ou com um pano macio.
Ferva com água uma mistura de cascas de laranja e canela em pau. Enquanto você começa a limpeza da casa, isso já irá aromatizar o ar! É uma ótima saída para substituir os aromatizadores de ar, repletos de produtos químicos. Também é possível fazer um potpourri para aromatizar o ambiente.
Adicione uma ou duas gotas de seu óleo essencial favorito em um pano e, em seguida, coloque o pano na secadora, junto com suas roupas; isso vai deixar o cheiro da sua roupa incrível!
Existem muitos produtos de limpeza à base de ervas e itens naturais para explorar. Mas aqui vai uma receita de um produto que pode ter diversos usos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais