Descartar aparelhos de televisão é sempre um problema, só que, com a migração do sinal analógico de TV para o digital (que ocorre até 29 de março de 2017 em São Paulo e região), muita gente está pensando em trocar o item para aproveitar as melhorias em termos de imagem, som e interatividade. É até possível continuar usando TVs antigas, como as de tubo e de LCD, mas elas precisam estar adaptadas ao sinal digital.
Se a sua opção é por trocar de TV, saiba que é muito importante efetuar o descarte correto, já que televisores têm metais pesados em sua composição. TVs de tubo, por exemplo, possuem até 4 kg de chumbo, que, em determinadas quantidades, pode causar diversas complicações para humanos.
Aproveite que, até 8 de abril, diversas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) da região metropolitana da capital irão receber aparelhos de televisão antigos gratuitamente (mesmo havendo custo no processo de descontaminação) para encaminhá-las para recicladoras certificadas, que irão fazer o trabalho de descontaminação, diminuindo o impacto ambiental dos itens.
Trata-se de uma iniciativa, baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tomada pela Seja Digital e pela Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação (Abrin), que tem objetivo não apenas de coletar itens com potencial risco ambiental, mas conscientizar sobre o problema do descarte incorreto e como ele afeta diversas esferas da sociedade. Eco-Eletro, Instituto GEA e Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) também fazem parte do projeto.
Em 17 e 18 de março, 24 e 25 de março e 7 e 8 de abril (sempre sextas e sábados), Etecs de 13 cidades distintas abrirão as portas para o recebimento de TVs antigas. Os locais abertos variam por fim de semana. Confira a lista abaixo (também é possível fazer o descarte em cooperativas):
Av. Pereira Barreto, 400 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo. CEP 09751-000
Telefone: (11) 4125-2288
Rua Elton Silva, 140 – Centro – Jandira. CEP 06600-025
Telefone: (11) 3685-4945
31 de março, das 9h às 17h, e 1 de abril, das 9h às 16h
R. Martiniano Lemos Leite, 30 – Vila Jovina – Cotia. 06705-110
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais