Conheça as principais causas da formação de um fatberg e como lidar com ele
Fatberg é um crosta de gordura que se aloja em encanamentos e em redes de esgoto e que é resultante do descarte incorreto de óleo pela pia. Essas formações causam diversos prejuízos, tanto para o encanamento particular de imóveis residenciais, quanto para os sistemas de esgoto regionais. O aparecimento de fatbergs nesses locais compromete o seu funcionamento, criando bloqueios e transbordamentos.
O primeiro relato de um fatberg ocorreu em 2013, em Londres, no Reino Unido. A massa de 15 toneladas e do tamanho de um ônibus estava alojada em drenos debaixo da cidade e criou diversos problemas para seus moradores, que perceberam o nível do problema quando seus vasos sanitários começaram a transbordar.
Desde então, diversos relatos dessas formações foram observadas ao redor do mundo, incluindo em países como os Estados Unidos e a Austrália. A cidade de Nova Iorque, por exemplo, gastou 18 milhões de dólares em cinco anos na remoção das massas.
A raiz desse problema é majoritariamente criada pelo descarte incorreto de materiais que vão além do óleo e da gordura. Mas, como são formados?
Como são formados?
Os fatbergs são formados a partir da solidificação de óleo e gordura que são descartados indevidamente. Quando adentram o sistema de esgoto, esses resíduos se solidificam e se unem com outros dejetos, que podem variar de mais gordura e óleo até lenços umedecidos e outros objetos que são descartados indevidamente.
Especialistas acreditam que, devido ao cálcio nos esgotos revestidos de concreto, os fatbergs podem crescer até certo tamanho. Isso ocorre porque o cálcio, em contato com o óleo, cria uma substância similar ao sabão, que faz com que parte da matéria grude nas paredes dos encanamentos.
Descarte incorreto
Como mencionado anteriormente, a formação de fatbergs depende de materiais que vão além do óleo de cozinha. Embora a maior parte do problema derive do descarte incorreto do óleo, outros materiais agravam o problema e possibilitam que a massa cresça substancialmente.
Uma análise do conteúdo de um fatberg de Londres feito na Universidade de Exeter conseguiu encontrar parte do problema. No estudo, 10 cientistas foram responsáveis pelo dessecamento da massa para identificar quais resíduos foram responsáveis pela formação de 64 metros de altura.
Além do óleo, cientistas observaram a presença de lenços umedecidos, absorventes higiênicos e outros produtos domésticos foram incorretamente descartados em vasos sanitários.
Como evitar a formação de fatbergs
O descarte correto de resíduos é a maior ferramenta na prevenção de formação de fatbergs. O óleo de cozinha, por exemplo, não deve em hipótese nenhuma ser descartado pelo ralo da pia e deve ser armazenado em garrafas PETs ou outros recipientes para que sejam levados a pontos de descarte.
Já outros resíduos e dejetos, como lenços umedecidos e outros materiais não-biodegradáveis devem ser encaminhados para aterros sanitários.
Tem dúvida sobre o descarte de algum resíduo? Descubra onde descartar óleo de cozinha e outros materiais no mecanismo de busca do Portal eCycle.
Remoção de fatbergs
Na maioria dos casos, os fatbergs são muito grandes para ser removidos de encanamentos em projetos solos. Portanto, essas extrações são feitas por encanadores e outros profissionais. Por outro lado, se tratando de entupimentos menores, jogar água fervente dentro do ralo pode ajudar a remover os acúmulos de gordura nos canos.
Em fatbergs maiores, como os que são encontrados em esgotos de grandes cidades, a remoção é feita por uma equipe especializada de serviço público, com a ajuda de ferramentas como mangueiras e aspiradores.