Uma faxina ecológica é aquela limpeza feita com o objetivo de minimizar os impactos ambientais o máximo possível.
A limpeza de casa, embora essencial, pode contribuir para diversos problemas ambientais, como o desperdício de água e a poluição química — contaminação do solo, água e ar pelo descarte incorreto de produtos químicos. No entanto, algumas mudanças na rotina podem ajudar a reduzir os impactos da faxina no meio ambiente.
Além de ajudar a reduzir impactos ambientais, a faxina ecológica também pode oferecer benefícios à saúde humana. Muitos produtos químicos utilizados na limpeza são disruptores endócrinos ou cancerígenos.
Outra característica dos produtos de limpeza convencionais que afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde humana é a persistência no ambiente. Muitos dos químicos responsáveis pela poluição química são conhecidos como “eternos”, ou persistentes. Sua presença, tanto no organismo quanto na atmosfera, é contínua. Relatos de contaminação por substâncias banidas décadas atrás são comuns e podem acontecer pelo útero.
Desse modo, um dos únicos modos de evitar a continuação desse ciclo de uso de poluentes persistentes é a transição para uma faxina ecológica. Confira algumas dicas:
Além de potencialmente economizar dinheiro, o método de fazer os seus próprios produtos de limpeza pode reduzir a produção de lixo em casa e a própria poluição química.
Nancy Birtwhistle, a quinta vencedora do The Great British Bake Off, virou uma das caras da faxina ecológica, divulgando suas próprias receitas para produtos de limpeza. O seu multi-uso favorito, por exemplo, é uma mistura de 150 mLs de água, 60 mLs de vinagre branco e 40 mLs de álcool isopropílico, que pode ser usado tanto na limpeza do banheiro, quanto da cozinha e qualquer outro local de sua preferência.
Confira mais receitas e como fazer os seus próprios produtos de limpeza na nossa matéria:
Em vez de gastar com papel-toalha ou outros tipos de panos de único uso, substitua-os por reutilizáveis — ou até recicle camisetas velhas tornando-as em panos de chão ou de prato.
Panos de uso único contribuem grandemente para a produção de lixo e podem potencializar a poluição quando não são descartados corretamente. Em países onde o descarte de alguns produtos pela privada é normalizado, como nos Estados Unidos, lenços umedecidos, além de efetivar a formação de fatbergs em sistemas de tratamento de esgoto, também carregam patógenos que podem ser transferidos para ambientes costeiros e acabar prejudicando a saúde.
O plástico é um dos maiores contribuintes da poluição, levando até mil anos para se decompor. Contudo, ele é o material mais usado na fabricação de recipientes e outros materiais utilizados na faxina.
Para reduzir o consumo de plástico na faxina ecológica, procure produtos em refil, que usam menos plástico, reutilize garrafas ou recicle-as e troque-as por recipientes de vidro.
O bicarbonato de sódio é um ingrediente muito comum em casas no mundo todo e também um multi-uso incrível para a faxina ecológica. O material, além de econômico, possui diversas funções e pode ajudar em fatores de limpeza como:
Em conjunto com o vinagre, o bicarbonato de sódio é um grande aliado na limpeza. Aprenda alguns de seus usos na faxina:
Ao comprar produtos de limpeza, procure alguns ingredientes problemáticos nos rótulos. As fragrâncias, por exemplo, são feitas, na maioria das vezes, de químicos nocivos que podem contribuir para a poluição química.
Na adaptação para a faxina ecológica, procure produtos que utilizem fragrâncias naturais e à base de plantas, como óleos essenciais.
Assim como o bicarbonato de sódio, diversos outros ingredientes comuns são ótimos agentes de limpeza. O limão, por exemplo, pode ser utilizado na faxina ecológica como desengordurante e antibacteriano. O vinagre branco também é comumente usado na limpeza como removedor de mofo e de odores.
Diversas marcas já trabalham na confecção de produtos de limpeza sustentáveis que podem ser utilizados na faxina ecológica. Confira-os:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais